Casos de dengue caem 52,8% no Piaui. População deve manter precaução

Dados da Sesapi mostram redução significativa, mas alerta contra o Aedes aegypti segue

Por Dominic Ferreira,

 O Piauí registrou uma redução expressiva de 52,8% nos casos prováveis de dengue em 2025, comparado ao mesmo período de 2024. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), até a sétima semana epidemiológica, o estado contabilizou 570 notificações de dengue neste ano, contra 1.207 casos prováveis no mesmo intervalo do ano passado. A queda significativa reflete o impacto das medidas de prevenção e conscientização adotadas pela população e autoridades de saúde.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíSintomas de febre alta e manchas vermelhas na pele exigem atendimento médico urgente.
Sintomas de febre alta e manchas vermelhas na pele exigem atendimento médico urgente.

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, destacou a importância de manter os esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.“Embora os números mostrem uma melhora significativa, o trabalho de combate à dengue deve ser contínuo. O ideal é que as pessoas continuem com as práticas de limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, como em terrenos baldios, lixões e até em áreas públicas. O foco deve ser a prevenção total, para que possamos continuar esse ciclo de queda nos números de incidência da doença”, ressaltou. Segundo ela, a prevenção constante é essencial para assegurar a continuidade da redução de casos.

A Sesapi orienta a população a estar atenta aos locais de acúmulo de água parada, que são os principais focos de proliferação do mosquito. Manter caixas d’água tampadas, limpar calhas, evitar lixo acumulado e cuidar de vasos de plantas são práticas fundamentais que devem ser reforçadas. Além disso, terrenos baldios e áreas públicas também precisam ser monitorados para evitar criadouros.

O órgão reforça que a ação coletiva é indispensável para impedir o avanço da doença. Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente. A detecção precoce da dengue é essencial para evitar complicações graves. Apesar da queda expressiva nos números, as autoridades de saúde alertam que o combate ao Aedes aegypti deve ser constante e reforçado, para que o estado mantenha o ciclo de redução nos índices de incidência da doença ao longo do ano.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar