Quase 10 mil crianças com dificuldades de aprendizado são atendidas pelo CMAM
Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar completa 8 anos com 9.618 atendimentos
O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), um serviço pioneiro na região Nordeste, completou 8 anos de existência esta semana, alcançando a marca de 9.618 atendimentos a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem em Teresina.

Mantido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), o CMAM tem como objetivo garantir um tratamento específico para alunos que enfrentam desafios no desempenho escolar, muitas vezes relacionados a transtornos de aprendizagem.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Para acessar os serviços do CMAM, crianças e adolescentes com idades entre 5 e 16 anos devem ser encaminhados pela rede pública municipal de ensino de Teresina, com suspeita de algum transtorno. O Centro oferece um atendimento abrangente, incluindo consultas e terapias realizadas por uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e assistente social. Esse suporte integral é essencial para o desenvolvimento adequado das crianças.
De acordo com Cássia Dias, diretora do CMAM, diversos transtornos de aprendizagem são atendidos no Centro, incluindo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que se manifesta como dificuldades de concentração, além de variantes desatento, hiperativo/impulsivo ou mista.
O CMAM também oferece suporte para outras condições, como dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia, transtornos de fala e emocionais, atendendo a uma ampla gama de necessidades.
O presidente da FMS, Charles Silveira, enfatiza a preocupação da Prefeitura com a saúde mental e o desenvolvimento escolar das crianças. “É preciso ter cuidado para que a situação do aluno que tem dificuldade nas habilidades escolares não seja agravada. Por isso, a FMS e a SEMEC da capital uniram esforços para criar o CMAM, que favorece o desenvolvimento das crianças nos aspectos psicológicos, afetivos, sociais e acadêmicos”, ressaltou.
A continuidade desse trabalho é fundamental para promover um ambiente propício ao aprendizado e ao bem-estar das crianças atendidas.
Fonte: Portal AZ