Gripe aviária é detectada em granja no RS e Brasil entra em alerta

Mapa diz que consumo de carne e ovos é seguro; China suspende importação.

Por Viviane Setragni,

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta sexta-feira (16), o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja comercial no Brasil. O foco foi identificado no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), em uma unidade de reprodução de aves.

Foto: CNAGranja
Granja

Até então, todos os casos registrados no país envolviam apenas aves silvestres. A confirmação da doença foi feita por um laboratório em Campinas (SP), após análise de amostras coletadas no início da semana pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Com o diagnóstico, as autoridades isolaram a área e eliminaram todas as aves da granja afetada. Também será feita uma investigação em um raio de 10 km ao redor do foco, com atenção especial a outras propriedades rurais. A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul também está sob análise, aguardando resultado de exames.

Como resposta imediata, o Serviço Veterinário Oficial do estado e o Mapa colocaram em prática o Plano Nacional de Contingência, com o objetivo de conter a doença e garantir a segurança da cadeia produtiva. O vírus H5N1 é altamente letal entre as aves, podendo causar mortes súbitas e queda na produção de ovos.

Apesar da gravidade do caso, o Mapa reforça que não há risco na ingestão de carne de frango ou ovos. “A doença não é transmitida pelo consumo desses produtos, que continuam seguros para a população”, diz a pasta.

Mesmo com as garantias sanitárias, a China decidiu suspender temporariamente a compra de carne de frango do Brasil, segundo informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à CNN. A medida é preventiva e segue protocolos internacionais diante da notificação do foco em aves comerciais.

O governo brasileiro já comunicou oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os parceiros comerciais sobre a ocorrência. O risco de transmissão da gripe aviária para humanos é considerado baixo, geralmente restrito a pessoas que têm contato direto com aves infectadas.

Fonte: Com informações do GOV e CNN

Comente

Pequisar