Gripe aviária é detectada em granja no RS e Brasil entra em alerta
Mapa diz que consumo de carne e ovos é seguro; China suspende importação.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta sexta-feira (16), o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja comercial no Brasil. O foco foi identificado no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), em uma unidade de reprodução de aves.

Até então, todos os casos registrados no país envolviam apenas aves silvestres. A confirmação da doença foi feita por um laboratório em Campinas (SP), após análise de amostras coletadas no início da semana pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Com o diagnóstico, as autoridades isolaram a área e eliminaram todas as aves da granja afetada. Também será feita uma investigação em um raio de 10 km ao redor do foco, com atenção especial a outras propriedades rurais. A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul também está sob análise, aguardando resultado de exames.
Como resposta imediata, o Serviço Veterinário Oficial do estado e o Mapa colocaram em prática o Plano Nacional de Contingência, com o objetivo de conter a doença e garantir a segurança da cadeia produtiva. O vírus H5N1 é altamente letal entre as aves, podendo causar mortes súbitas e queda na produção de ovos.
Apesar da gravidade do caso, o Mapa reforça que não há risco na ingestão de carne de frango ou ovos. “A doença não é transmitida pelo consumo desses produtos, que continuam seguros para a população”, diz a pasta.
Mesmo com as garantias sanitárias, a China decidiu suspender temporariamente a compra de carne de frango do Brasil, segundo informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à CNN. A medida é preventiva e segue protocolos internacionais diante da notificação do foco em aves comerciais.
O governo brasileiro já comunicou oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os parceiros comerciais sobre a ocorrência. O risco de transmissão da gripe aviária para humanos é considerado baixo, geralmente restrito a pessoas que têm contato direto com aves infectadas.
Fonte: Com informações do GOV e CNN