HUT lidera captação de órgãos no Piauí com recorde em 2025

Hospital aumenta doações e reforça importância da sensibilização familiar

Por Dominic Ferreira,

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) continua sendo o maior captador de órgãos do estado do Piauí, com um aumento expressivo nas doações nos primeiros cinco meses de 2025. Até maio, foram registradas 15 captações efetivas de múltiplos órgãos, contra 11 no mesmo período de 2024. Os números incluem 28 córneas, 10 fígados e 26 rins doados, representando 75% de todos os órgãos captados no estado. O índice de aceitação de doação subiu de 43,30% no início do ano para 60% em maio.

Foto: Ascom HUTHospital de Urgência de Teresina (HUT)
Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUT funciona 24 horas por dia, com uma equipe multiprofissional dedicada a sensibilizar famílias sobre a importância da doação. Milena Cantuária, coordenadora da comissão, destaca a importância da abordagem humanizada: "É um momento de dor, mas precisamos fazer os familiares entenderem que doar órgãos é devolver a vida para outras pessoas". A coordenadora ressalta que hoje eles autorizam a doação, mas no futuro podem precisar de um órgão doado.

Lurdes Veras, coordenadora da Central Estadual de Transplante do Piauí, elogia o trabalho do HUT, classificando-o como "um dos maiores salvadores de vidas através da doação de órgãos". Aranucha Brito, diretora-geral do hospital, reforça o compromisso institucional: "A doação de órgãos não é apenas um ato de generosidade, mas de esperança para outros". O hospital tem intensificado esforços para conscientizar famílias sobre a importância da doação, buscando ajudar milhares de pessoas que aguardam na fila de transplantes.

A doação de órgãos só é possível em casos específicos de morte encefálica ou parada cardíaca. Em morte encefálica, podem ser doados órgãos como coração, pulmões, fígado, rins e pâncreas, além de tecidos como córneas, pele e ossos. Para que a doação seja realizada, são necessários: confirmação da morte, consentimento familiar, e que os órgãos estejam em bom estado e viáveis para transplante. Um único doador pode salvar até 8 vidas.

Fonte: PMT

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar