UTIs do Piauí são reconhecidas nacionalmente por desempenho e qualidade
O estado reafirma o seu protagonismo na área de saúde.
Este ano, as Unidades de Terapia Intensiva de dois hospitais do Grupo Med Imagem receberam reconhecimento nacional. A UTI do Hospital Prontomed Adulto foi a única no Piauí a conquistar o selo UTI Top Performer, enquanto a UTI do Hospital Santa Maria garantiu o selo UTI Eficiente pelo segundo ano consecutivo. Os selos são concedidos pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions.
Com isso, as UTIs das duas unidades hospitalares entram para o seleto grupo das 301 melhores UTIs do Brasil, tornando-se referência em cuidados intensivos no estado e reafirmando o protagonismo do Piauí na área da saúde.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Essa certificação atesta que o Piauí tem uma UTI apta e segura para atender o paciente em todos os aspectos. “Ao contrário do que muitos pensam, a coisa mais importante em uma UTI não é o tipo de equipamento ou a sofisticação do ambiente, e sim, a qualificação e o dimensionamento da equipe multidisciplinar que presta aquele cuidado. Essa é uma certificação que representa a qualidade e a segurança da assistência aos pacientes em seu momento de maior gravidade”, destacou a dra. Patrícia Machado Veiga, presidente da AMIB, durante entrega dos selos em solenidade realizada em junho.
“O certificado de maior alcance, que é o Top Performer, é uma certificação que garante que o hospital tem feito uma excelência na qualidade prestada, garantindo segurança para o paciente, fazendo com que esse paciente, além de ser bem cuidado no período mais crítico dele na unidade intensiva”, completou Jucimara Vieira, representante Nacional Epimed.
Para o diretor geral do Grupo Med Imagem, dr. Marcelo Burlamarque, os selos comprovam o compromisso do grupo em oferecer serviços de saúde de qualidade. “Essas conquistas demonstram o investimento contínuo no aprimoramento das equipes e na aplicação racional dos recursos. São reflexos de um esforço coletivo para manter a qualidade do atendimento intensivo no estado”, finalizou o dr. Marcelo Burlamarque.
Critérios
Para receber tanto o selo UTI Top Performer quanto o UTI Eficiente são avaliados indicadores rigorosos como:
• Taxa de Mortalidade Padronizada: que mede a efetividade do atendimento comparando os óbitos reais com os esperados, de acordo com a gravidade dos pacientes.
• Taxa de Utilização de Recursos Padronizada: que avalia o uso eficiente dos recursos terapêuticos e de suporte.
"O reconhecimento reflete o compromisso contínuo das nossas equipes em oferecer um atendimento de excelência, baseado em boas práticas e em um rigoroso monitoramento de indicadores. Essa conquista demonstra que estamos alinhados aos melhores padrões da terapia intensiva no país", reforça o dr. Noronha, coordenador médico das UTIs do Grupo Med Imagem.
Fonte: Ícone Comunicação