Estudante da UFPI vence prêmio do CNPq com app que detecta sinais do Parkinson
Tecnologia criada por Caio Burton usa inteligência artificial para ajudar no diagnóstico precoce da doença, reforçando o papel da ciência universitária na saúde pública
O estudante Caio Burton Alencar Pereira, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi um dos vencedores da 22ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2024, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Caio foi premiado na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica (IT), na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, com um projeto que alia tecnologia e saúde pública: um aplicativo móvel que utiliza inteligência artificial (IA) para auxiliar no diagnóstico precoce da Doença de Parkinson.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Utilidade do projeto
O app desenvolvido analisa imagens faciais dos usuários para detectar sinais de hipomimia – a redução da expressão facial, um sintoma precoce do Parkinson. Com essa análise, a ferramenta atua como apoio diagnóstico para profissionais de saúde, acelerando a identificação da enfermidade e contribuindo para intervenções médicas mais eficazes.
A Doença de Parkinson, de natureza progressiva, afeta o sistema nervoso central e tem o diagnóstico precoce como um dos principais desafios. O aplicativo, ao facilitar a triagem de sintomas iniciais, pode ter um papel relevante na qualidade de vida dos pacientes e na eficiência do sistema de saúde, especialmente em contextos com limitações de acesso a especialistas.
Fonte: UFPI