Pesquisadores piauienses desenvolvem adaptação de ventiladores mecânicos para até quatro pacientes

Equipamento pode ajudar no combate ao coronavírus por um baixo custo e fácil montagem

Por Vitória Pilar,

Um grupo de pesquisadores do Piauí está desenvolvendo uma adaptação de ventiladores mecânicos para a assistência simultânea de pacientes infectados com coronavírus a baixo custo e de fácil montagem. O projeto está sendo criado pela Equipe Pulmonar que atualmente conta com 30 membros entre profissionais de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, professores e profissionais da área de saúde.

Pesquisadores piauienses desenvolvem equipamento em combate ao Covid-19 (Foto: Equipe Pulmonar)

"O projeto funciona adaptando um respirador para quatro pacientes, reduzindo o numero de respiradores necessários e utilizando sensores e robótica. Essa técnica prioritariamente deve ser usada em cenários de caos, se não houver mais respiradores suficientes. A equipe está trabalhando nessa ideia há oito dias integralmente”, relatou Gabriel Castelo Branco, integrante da equipe de Marketing da Pulmonar, ao Portal AZ. 

De acordo com Gabriel Castelo, o projeto está em aperfeiçoamento para realização de testes experimentais e que possíveis falhas e interferências sejam reduzidas.

"O objetivo principal é desenvolver um sistema de adaptação de baixo custo e de fácil montagem. Sabemos o quão precário é o sistema de saúde em alguns estados, e o nosso projeto pode salvar muitas vidas. Para efeito de comparação, um respirador novo varia de 70 a 120 mil e um de baixo custo no mínimo é 10 mil. Com o projeto, conseguimos adaptar para até R$ 4 mil com custo de R$ 2 mil", afirmou.

Equipamento pode reduzir custos e montagem de ventiladores mecânicos (Foto: Equipe Pulmonar)

A Equipe vem evoluindo consideravelmente, tanto nos avanços da pesquisa quanto em apoio externo para garantir o continuísmo do projeto. Na madrugada deste domingo (30), O teste foi realizado na maternidade Evangelina Rosa, usando um pulmão artificial para testar o primeiro protótipo para testes do sistema. 

"Lá conseguimos ver que o projeto realmente funciona e contamos com toda a ajuda da equipe médica de lá, coordenada pelo Dr. Leonardo. Deu um gás para toda a equipe, estávamos sem dormir a dois dias, trabalhando 24 horas”, comentou.

Equipe realiza testes na Maternidade Evangelina Rosa (Foto: Equipe Pulmonar)

A Equipe Pulmonar conta com engenheiros, médicos, enfermeiros intensivistas e fisioterapeutas, como também, profissionais de Minas Gerais, São Paulo e Recife que ajudam no concebimento de ideias e aprimoramento dos estudos.  

Em breve, o projeto será submetido na Plataforma Brasil para ser avaliado pelo Comitê de Ética Nacional para ser iniciado aos testes humanos.

Comente

Pequisar