Em combate ao coronavírus, Governo lança aplicativo para consultas médicas por celular

Ferramenta permitirá que as pessoas recebam atendimento em suas residências

Por Vitória Pilar,

Com o objetivo de ajudar a população em identificar os sintomas suspeitos de coronavírus, o governador Wellington Dias lançou nesta quinta-feira (16) o aplicativo Monitora Covid-19. A ferramenta permitirá que as pessoas recebam atendimento médico em suas residências por meio do celular. 

Em combate ao coronavírus, Governo lança aplicativo para consultas médicas por celular (Foto: divulgação)

“É uma espécie de pré-triagem de consulta através do seu celular onde teremos um call center com médicos profissionais disponíveis para atendimento, o paciente vai dizer o que está sentindo, febre, tosse, entre outros e a partir daí será realizado pelo médico um diagnóstico, a partir disso será tomada as medidas necessárias, seja um encaminhamento para um hospital ou tratamento e isolamento em casa”, explicou o governador. 

Ferramenta permitirá que as pessoas recebam atendimento em suas residências (Foto: divulgação)

Para ter acesso ao aplicativo, é necessário solicitar as informações pessoais com o nome completo, CPF, nome da mãe, sexo, endereço completo, número do celular e logo depois a criação de uma senha pessoal.  De forma prática e simples, você iniciará no aplicativo e informa seu estado e cidade. Após cadastro, você tem acesso a informações sobre o coronavírus, como formas de transmissão e medidas de higiene. Para baixar o aplicativo, basta procurar por “Monitora Covid-19” nas lojas virtuais do Google Play ou App Store.

Aplicativo está disponível nas lojas virtuais do Google Play ou App Store (Foto: divulgação)

Para realizar o atendimento médico, uma equipe de 62 profissionais de diferentes áreas da Medicina foi treinada para o atendimento online. “Caso seja identificado algum risco, um profissional da equipe capacitada entrará em contato em até 24 horas, pelo celular, orientando as medidas a serem adotadas, preferencialmente de casa, evitando que o paciente se exponha indo a uma unidade de saúde”, disse o engenheiro clínico André Andrade, que foi responsável pelo treinamento da equipe.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Consórcio Nordeste, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), a secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS/FESF-tech).

Comente

Pequisar