Um Spy App pode lhe ajudar a cuidar dos filhos?

Um Spy App pode lhe ajudar a cuidar dos filhos?

Por Eduardo Cavalcante,

Aplicativos para entrega de comida, acesso a banco, transporte, agendamento de consultas na rede pública e privada, organizadores de rotina diária, monitoramento da qualidade do sono, aprendizado de idiomas, esses e muitos outros demonstram a forte tendência de utilizar aplicativos de todo o tipo para facilitar os desafios da vida diária nessa nova era digital. A gama de aplicativos existentes é imensa e abrange os mais variados e inesperados aspectos da vida humana. É natural que algumas pessoas se perguntem quais são as opções disponíveis para aumentar a segurança da família, quais as alternativas para auxiliar os pais no cuidado com os filhos.

O que é um aplicativo espião (spy app)?

Um spy app é, como o nome diz, um aplicativo espião, um programa desenvolvido com o intuito de monitorar o uso do smartphone e as atividades da pessoa que utiliza o aparelho. É um aplicativo desenvolvido com técnicas avançadas de programação e um requintado método de desenvolvimento de software. Como grampear um celular a distancia ? Como o leitor pode imaginar, a pessoa que utiliza o smartphone monitorado — na grande maioria dos casos — não pode saber que está tendo suas atividades monitoradas, por isso um spy app deve primar pela sua furtividade, ou seja, funcionar sem que o usuário perceba. Para alcançar esse propósito faz-se obrigatório que o desenvolvedor utilize técnicas avançadas de programação para colher o máximo de informações sem ruídos.

É legítimo? Não é errado espionar outra pessoa?

Essa é uma questão muito pertinente. Certamente não é legítimo e nem desejável que alguém espione a torto e a direito as atividades, conversas privadas e particularidades da vida digital de outras pessoas por mera curiosidade mórbida. Spy apps não foram desenvolvidos para atender esse tipo de finalidade ilegítima.

Há situações que legitimam o uso desse recurso sem esbarrar sem qualquer entrave moral ou ético. Exemplos:

•    Filhos crianças e adolescentes — o dever máximo do pai e da mãe é zelar pela segurança e bem-estar dos seus filhos inclusive nos ambientes virtuais. Pesquisa recente da Ipsos revelou que 70% dos casos de assédio (bullying) são feitos por meio das redes sociais.
•    Cônjugue (marido / mulher) — a saúde e o bem-estar de um dos cônjugues afeta gravemente a saúde do casal e esta, por sua vez, a saúde e a harmonia da família e dos filhos. Não é raro que um dos cônjugues enfrente em silêncio assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho. O “aguentar calado” essa situação estressante pode comprometer a saúde mental e matrimonial do casal e levar a distúrbios que podem se agravar com o tempo. Detectar uma situação assim possibilita o entendimento e medidas eficazes para superar a questão.
•    Empregados — o uso do smartphone da companhia é assunto de interesse do empregador. O vazamento de informações para a concorrência ou o uso improdutivo das horas de trabalho contratadas impactam não apenas a saúde financeira da empresa, mas o futuro dos colegas e clientes.

Quais os recursos para proteger meus filhos?

Aplicativos de monitoramente (spy apps) fornecem um leque amplo de recursos. As melhores opções no mercado são capazes de monitorar todas as atividades realizadas no dispositivo. Verificar as mensagens trocadas por SMS ou por aplicativos como WhatsApp, Messenger, Instagram, Skype, entre outros, é um recurso valioso para verificar com quem o(a) filho(a) está conversando, o teor dessas conversas e se essas não estão representando uma ameaça para o jovem como, por exemplo, convite ou insistência para utilizar drogas, tentativas de sedução, assédio moral (bullying).

Recursos de geolocalização (rastreamento via GPS) possibilitam também saber o paradeiro do jovem, se ele está de fato onde deveria estar ou se foi onde disse que iria. Mesmo no caso de filhos bem comportados é muito tranquilizador ter a possibilidade de verificar, a qualquer momento, que o filho está na escola, no clube, ou retornando para casa.

São muitos e variados os recursos disponibilizados pelos aplicativos de monitoramento, se puder, veja a lista completa de funcionalidades e as diferentes opções disponíveis no mercado.

Como diz a sabedoria popular: “quem ama, cuida”.

Comente

Pequisar