Como criar o seu filho em plena era digital

O número de crimes cometidos por meio da rede só cresce, tanto em quantidade, como em variedade

Por Redação do Portal AZ,

Todos nós gastamos, cada vez mais, tempo na Internet. Seja por motivos profissionais, por estudos acadêmicos ou por lazer, é quase impossível que você, ou algum dos seus familiares, não acesse a grande rede em algum momento do dia, praticamente todos os dias.

E, quando falamos sobre crianças e adolescentes, essa frequência só aumenta. É seguro afirmarmos que isso se dá muito pelas tão famosas redes sociais, muito popular entre as mais variadas faixas etárias, mas, em especial, entre os jovens.

Também não é segredo que a Internet trouxe, infelizmente, muitos perigos com ela. O número de crimes cometidos por meio da rede só cresce, tanto em quantidade, como em variedade. Novamente, crianças e adolescentes estão entre as principais vítimas, já que comumente não têm um senso de julgamento tão alerta quanto ao dos adultos.

Assim, resolvemos escrever um curto, mas relevante artigo acerca do que você – pai ou mãe – pode fazer para melhor a segurança dos seus filhos e ter mais paz de espírito em meio a esse cenário descrito. 

CRIE UM LAÇO DE AMIZADE

Ainda que essa medida não seja propriamente uma medita digital, é muito importante que os seus filhos o vejam como um amigo, de certa maneira. Desse modo, quase sempre que se depararem com uma situação indesejada, ou mesmo nova, você terá uma maior possibilidade de que eles o contem o que está ocorrendo, mesmo que seja via Internet.

Isso, muitas vezes, permitirá que você intercede em favor deles, impedindo, em tempo hábil, que algo de pior ocorra, como a aproximação de um assediador ou coisa do gênero.

No entanto, sabemos que essa fase jovem da vida não é assim tão fácil de contornar. Muitas vezes, mesmo com um laço de amizade e confiança criados, os seus filhos, por diversos motivos, podem optar por não revelarem o que estão vivendo no mundo online aos pais. Assim, é preciso ir além.

ENSINE OS SEUS FILHOS SOBRE A INTERNET

Pode parecer besteira, já que vivemos dizendo que as gerações mais novas “nascem sabendo” tudo acerca do mundo virtual. Entretanto, isso não passa de um mito. Talvez, eles tenham sim mais facilidade de aprender como utilizar determinadas tecnologias que são apresentadas a eles ainda em idades bastante jovens.

No entanto, há muito mais do que apenas saber utilizar uma tecnologia. É necessário que os filhos estejam cientes dos problemas e prejuízos que podem ser gerados a partir do compartilhamento, por exemplo, de informações pessoais deles, ou da família.

Também é interessante demonstrar que, comumente, os conteúdos associados à violência, pornografia e assuntos afins são trampolins para golpes e podem, por si só, representar contravenções e crimes em determinados países, como no Brasil.

Um jovem bem informado e atento a esses perigos, certamente, tem muito menos chance de ser vítima de um clique mal feito ou da aproximação de pessoas mal intencionadas. Por último, temos ainda uma dica mais avançada: os aplicativos espiões.

UTILIZE UM APLICATIVO ESPIÃO

Aplicativos espiões, em linhas bastante simples, são software que, ao serem instalados em um celular, dão acesso a basicamente tudo que é processado naquele dispositivo para outra pessoa. É como se você tivesse o controle sobre e fosse sempre avisado quando alguém tivesse qualquer interação online com os seus filhos.

As funções desses aplicativos são bastante diferentes, por exemplo gps localização. De acordo com o modelo e com a assinatura que você escolher. Entretanto, existem algumas que estão presentes na maioria deles, como as seguintes:

•    Acesso às mensagens SMS enviadas e recebidas;
•    Acesso aos dados de chamadas enviadas e recebidas;
•    Acesso às mensagens de WhatsApp, Facebook, Instagram e outras redes sociais;
•    Localização em tempo real do dispositivo;
•    Acesso ao histórico de navegação;

Como você pode ver, com essas funções mais básicas você já teria mais do que o suficiente para proteger os seus filhos sempre que alguma ameaça estivesse por perto. Mais ainda, isso não quebraria a confiança dele em você, nem causaria as tão temidas discussões no ambiente familiar.

O melhor de tudo é que a maioria dos aplicativos mais famosos desse nicho oferecem um período de testes grátis e, mesmo após eles terminarem, possuem alguns planos bastante flexíveis e feitos para os mais diferentes bolsos. Essa é a dica definitiva para auxiliá-lo na criação dos seus filhos no mundo digital  de hoje em dia.

Comente

Pequisar