Governo lança 1ª etapa de projeto que levará internet à região amazônica
Serão mais de 100 Gb por segundo por meio de fibra óptica, além da instalação de diversos pontos de acesso à banda larga por satélite
O governo federal lançou nesta terça-feira (1º/9) a primeira etapa do programa Norte Conectado, que tem o objetivo de levar internet banda larga e infraestrutura de telecomunicação de alta qualidade para toda a região amazônica.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Governo lança 1ª etapa de projeto que levará internet à região amazônica (Foto:Igo Estrela)
O projeto foi lançado em julho do ano passado, mas a abertura do piloto ocorreu nesta tarde, mais de um ano depois, durante evento no Palácio do Planalto.
Participaram da solenidade, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Dias Toffoli, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ministros do governo e outros convidados.
O programa foi desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações, o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Senado Federal.
Durante seu discurso, Bolsonaro disse que o programa será instalado com “recursos próprios” e que, caso o Brasil precise recursos de outros países, serão nações com “os mesmos ideais” brasileiros.
“É dessa forma que nós vamos integrando realmente a Amazônia, com recursos próprios. E, se um dia nós precisarmos de recursos de outros países, poderemos aceitá-los, mas serão de países que tenham exatamente os mesmos ideais nossos, de democracia e liberdade. Somente dessa forma é que nós poderemos dizer que a nossa Amazônia, de fato, será integrada ao nosso país”, afirmou o presidente.
Na primeira fase do projeto, o programa prevê interligar as cidades de Alenquer, Almeirim e Santarém, no estado do Pará, e Macapá, no Amapá. O total do investimento será de R$ 42 milhões.
Esse primeiro trecho, de 650 km, deve alcançar 165 escolas, além de tribunais e hospitais, beneficiando uma população de mais de 950 mil habitantes. A estimativa é de que essa etapa seja concluída no primeiro semestre de 2021.
Segundo o governo, serão mais de 100 Gbps por segundo por meio de fibra óptica em tecnologia, além da instalação de diversos pontos de acesso à banda larga por satélite.
De acordo com o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, a expectativa é de que a região esteja contemplada com internet banda larga antes do segundo semestre de 2021.
Lei das Antenas
Durante o evento, Bolsonaro e Fábio Faria assinaram um decreto que regulamenta a Lei das Antenas. A norma diz respeito à instalação da infraestrutura de suporte, como a altura máxima das torres e o tratamento urbanístico a ser dado aos equipamentos de telecomunicações.
O decreto vai facilitar o processo de instalação de antenas de redes móveis no país, um antigo pleito do setor de telecomunicações.