Roça sustentável é tema de dia de campo em Magalhães de Almeida no Maranhão
Sem uso de fogo, a tecnologia eleva em até cinco vezes a produtividade da mandioca e em 50% do arroz e do milho
A Embrapa Cocais, a Ambev e Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiro de São Bernardo realizam dia de campo sobre o Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar – CRIAF, também chamado de Roça Sustentável.
O evento será realizado nesta sexta-feira (24)das 8h às 12h, no Distrito de irrigação do Tabuleiro de São Bernardo, em Magalhães de Almeida-MA, e conta com a parceria da Prefeitura de São Bernardo, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Instituto Federal do Maranhão – IFMA.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O objetivo é discutir o manejo da tecnologia, o consórcio e a rotação das culturas como práticas de sustentabilidade ambiental e segurança alimentar para o desenvolvimento da agricultura maranhense
Desenvolvida pela Embrapa Cocais, a tecnologia busca a diversificação da produção na propriedade do agricultor familiar e permite organizar a produção da família com incremento da produção: até cinco vezes a produtividade da mandioca e em 50% a produtividade do arroz e do milho. Planta-se arroz, milho, feijão-caupi e mandioca em consórcio em faixas, separando as espécies cultivadas de forma que não haja competição entre elas por nutrientes, água, luz e espaço. Além do consórcio, o sistema preconiza a rotação de culturas com uso de “safrinha”, prática que intensifica o uso da terra e maximiza o aproveitamento do período chuvoso.
Fonte: Com informações da Embrapa