Piauí amplia capacidade eólica com 16 Novas usinas geradoras

Estado já possui 158 usinas, totalizando 5.463 MW em energia renovável

Por Carlos Sousa,

O Piauí, em constante crescimento na produção de energia limpa, recebe a autorização para operação de mais 16 unidades geradoras eólicas, localizadas no interior do estado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou a decisão no Diário Oficial da União em 28 de fevereiro.

Foto: Canal energiaenergia eólica
Com essas adições, o Piauí agora conta com 158 usinas geradoras, totalizando 5.463 MW em capacidade instalada. As novas unidades, pertencentes às usinas EOL Ventos de São Roque 13 e EOL Ventos de São Roque 26, estão localizadas em Dom Inocêncio, cada uma com capacidade de 5.700 kW. Os projetos são da Enel Green Power.

O estado é reconhecido pelo grande potencial na geração de energia solar e eólica, destacando-se pela utilização de fontes de energia limpas e renováveis. Esta abordagem reflete uma política estadual voltada para a conscientização ambiental e a priorização de recursos sustentáveis.

Como parte desse compromisso, o Piauí e o Japão firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para estudar a implantação de um projeto de energia eólica offshore no litoral piauiense. O investimento estimado para o projeto é de R$ 25 bilhões, demonstrando o compromisso com a expansão da energia renovável no estado.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar