Automação na indústria: setor pode colher benefícios com a tecnologia

Previsão é de que valorização do setor chegue a mais de US$ 438 milhões até o final de 2027

Por Carlos Sousa,

A automação industrial tem ganhado cada vez mais espaços em diversas áreas, devido aos seus benefícios como aumento da produtividade, qualidade, padronização de produtos, segurança, redução de custos e vantagem competitiva. Nesse cenário, é importante compreender os desafios e as oportunidades que acompanham a transformação tecnológica.

Foto: Lifestylememory/FreepikAutomação
De acordo com relatório da Transparency Market Research, o mercado global de automação industrial deve crescer a uma taxa de 7,56% por ano até 2027. A previsão é de que o valor desse mercado chegue a mais de US$ 438 milhões até o final de 2027. 

Conforme análise do estudo, os avanços na área de fabricação e de testes explicam o aumento da demanda no mercado mundial por automação industrial. Como o setor exige agilidade e execução contínuas, é preciso adotar novas tecnologias no decorrer do tempo.

O campo é apontado como de ampla relevância tecnológica, com potencial para acelerar o crescimento de várias unidades e segmentos da indústria. Algumas das principais áreas que contribuem para o aprimoramento da automação incluem inteligência artificial, aprendizado de máquina e internet das coisas (IoT), segundo a Transparency. 

Automação dos processos do chão de fábrica à gestão industrial

Para além de sistemas automatizados nos processos do chão de fábrica, como atividades de produção, montagem, manuseio de materiais e inspeção com o mínimo de assistência humana, a automatização da gestão industrial também oferece vantagens. Conforme ressaltado em artigo do portal Serasa Experian, algumas delas incluem visibilidade mais clara das operações, maior controle dos processos e simplificação da cadeia de suprimentos e de armazenamento de informações. 

A entidade enfatiza que, para automatizar as operações envolvidas na gestão de indústrias, é importante utilizar ferramentas para o controle de estoque de matéria-prima. Além disso, deve-se fazer o planejamento para programação automática da produção e investir em tecnologias como computação em nuvem. 

Exemplos de ERP – enterprise resource planning ou planejamento de recursos empresariais, em português – integram diferentes processos e funções de uma organização em um único lugar. Esses sistemas auxiliam no gerenciamento da automação de tarefas associadas a diversas áreas, como estoque, compras, vendas, contabilidade, recursos humanos, cadeia de suprimentos, entre outros. 

Para empresas que lidam com transporte e distribuição de mercadorias, por exemplo, a automação na logística pode melhorar a eficiência operacional. Por meio de sistemas de rastreamento automatizado as organizações conseguem monitorar a localização de seus veículos e cargas em tempo real.

Além de otimizar as rotas de entrega, esses sistemas permitem respostas mais rápidas a eventuais atrasos ou outros problemas que possam surgir no percurso. A abordagem automatizada ajuda na redução de custos com transporte, podendo melhorar a satisfação do cliente e, consequentemente, manter uma vantagem competitiva no mercado.
Produtividade, redução de custos e segurança operacional são vantagens

Segundo enfatizam a Transparency Market Research e portais especializados, produtividade, redução de custos e segurança operacional são algumas das principais vantagens da automação industrial porque esses elementos são relevantes para o sucesso e a competitividade das organizações no cenário atual. A produção passa a ser mais eficiente e rápida devido à troca da força de trabalho humana por robôs, por exemplo. 

Dessa forma, é possível que demandas maiores sejam finalizadas em menor tempo, e que os profissionais possam se concentrar em atividades mais estratégicas. Além disso, o fluxo produtivo pode ser programado de acordo com a demanda na automatização, havendo ainda menos desperdício de insumos.

Um dos desafios que as empresas enfrentam em relação à automação é fazer as aquisições das máquinas e softwares por conta do preço elevado desses equipamentos e programas. Contudo, o investimento costuma ser rapidamente recuperado e, depois da implementação, os custos de produção diminuem consideravelmente. 

Em relação à segurança operacional, como o processo de fabricação passa a manter um padrão definido com a automação industrial, reduz riscos de acidentes com os trabalhadores e assegura a qualidade do produto. Os profissionais são expostos a menos riscos já que as atividades mais pesadas e complexas são executadas por máquinas configuradas previamente.

Fonte: Nomus

Comente

Pequisar