Piauí é o 1º território das Américas a inserir I.A na educação básica
Mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual cursam disciplina obrigatória de Inteligência Artificial, reconhecida pela Unesco.
O estado do Piauí se tornou o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial (IA) na educação básica, uma iniciativa reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A disciplina de IA, que passou a ser obrigatória desde o início de 2024, faz parte do currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, abrangendo mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual.
Essa iniciativa pioneira foi apresentada na Semana de Aprendizagem da Unesco, realizada em Paris, França, pelos professores Rosa Vicari e Christian Brackmann. Ambos coordenam um grupo de pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Pampa (Unipampa), que atuam como parceiros da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) nesse projeto.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O reconhecimento da Unesco coloca o Piauí em destaque no cenário internacional, fazendo do Brasil um dos poucos países a ofertar a disciplina de inteligência artificial na educação básica. O projeto também foi mencionado em um documento do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), que destacou o ineditismo da iniciativa.
Além da parceria com a Unesco, o projeto do Piauí conta com o apoio do Google, que forneceu plataformas e serviços essenciais para o desenvolvimento do curso. Isso faz deste o maior projeto do mundo em termos de quantidade de estudantes e profissionais envolvidos, além da relevância das instituições participantes.
De acordo com uma pesquisa publicada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a inteligência artificial deverá impactar 60% dos trabalhos nas economias avançadas e 40% em todo o mundo nos próximos dois anos. O projeto de ensino de IA no Piauí, portanto, prepara os estudantes para um mercado de trabalho em constante transformação.
Além do ensino de inteligência artificial, a Seduc oferece desde 2023 cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas com ênfase em IA, programação de jogos digitais e marketing digital, com mais de 25 mil estudantes matriculados. A secretaria também oferece a disciplina de empreendedorismo em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), focada no mercado digital e startups, e o ensino de robótica através da Tron Robótica Educativa, que utiliza metodologias especiais envolvendo IA e programação.
Fonte: Governo do Piauí