Piauí é o 1º território das Américas a inserir I.A na educação básica

Mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual cursam disciplina obrigatória de Inteligência Artificial, reconhecida pela Unesco.

Por Carlos Sousa,

O estado do Piauí se tornou o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial (IA) na educação básica, uma iniciativa reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A disciplina de IA, que passou a ser obrigatória desde o início de 2024, faz parte do currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, abrangendo mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual.

Foto: Governo do PiauíI.A na educação básica

Essa iniciativa pioneira foi apresentada na Semana de Aprendizagem da Unesco, realizada em Paris, França, pelos professores Rosa Vicari e Christian Brackmann. Ambos coordenam um grupo de pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Pampa (Unipampa), que atuam como parceiros da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) nesse projeto.

O reconhecimento da Unesco coloca o Piauí em destaque no cenário internacional, fazendo do Brasil um dos poucos países a ofertar a disciplina de inteligência artificial na educação básica. O projeto também foi mencionado em um documento do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), que destacou o ineditismo da iniciativa.

Além da parceria com a Unesco, o projeto do Piauí conta com o apoio do Google, que forneceu plataformas e serviços essenciais para o desenvolvimento do curso. Isso faz deste o maior projeto do mundo em termos de quantidade de estudantes e profissionais envolvidos, além da relevância das instituições participantes.
 

Foto: Governo do PiauíI.A na educação básica

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a inteligência artificial deverá impactar 60% dos trabalhos nas economias avançadas e 40% em todo o mundo nos próximos dois anos. O projeto de ensino de IA no Piauí, portanto, prepara os estudantes para um mercado de trabalho em constante transformação.

Além do ensino de inteligência artificial, a Seduc oferece desde 2023 cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas com ênfase em IA, programação de jogos digitais e marketing digital, com mais de 25 mil estudantes matriculados. A secretaria também oferece a disciplina de empreendedorismo em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), focada no mercado digital e startups, e o ensino de robótica através da Tron Robótica Educativa, que utiliza metodologias especiais envolvendo IA e programação.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar