Metade dos brasileiros já perdeu trabalho por falta de habilidades digitais
Análise de dados é a habilidade mais desafiadora, segundo pesquisa da Locaweb e Conversion
Em um contexto no qual dominar as novas tecnologias tem se tornado uma demanda em diferentes setores, durante um estudo recente, que se debruçou sobre as habilidades digitais da população, 5 em cada 10 brasileiros admitiram: sim, já desistiram de ao menos um projeto ou oportunidade profissional devido a dificuldades com certas habilidades digitais — como analisar métricas, criar um site ou produzir conteúdo para as redes sociais.

Os dados são de uma pesquisa da Locaweb em parceria com a Conversion (confira aqui), que, nas últimas semanas, buscaram compreender como pessoas de diferentes contextos avaliam as próprias aptidões tecnológicas, entre o que sentem mais dificuldade quando o assunto é dominar a internet, as exigências atuais do mercado de trabalho e, claro, os impactos das novas tecnologias na obtenção do conhecimento.
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Durante o levantamento, aliás, a maioria dos respondentes admitiram que, mesmo buscando aprimorá-las, entraram em 2025 com muitas dúvidas em relação a certas expertises ligadas ao universo online. Analisar dados e métricas (51,2%), vender infoprodutos, como um e-book ou videoaula, (46,8%) e, ainda, criar um site ou blog (44,8%) estariam no topo da lista das maiores dificuldades dos ouvidos.
Habilidades digitais: o que os brasileiros menos dominam em 2025?
Se, no ano passado, dados da Anatel já mostravam que apenas 29% dos brasileiros dominam práticas eletrônicas básicas (como copiar e colar um arquivo, anexar documentos a um e-mail e duplicar uma imagem), algo que o novo estudo reforça é como, em 2025, o que não faltam são dúvidas relacionadas ao ambiente digital, que persistem independentemente da região ou geração dos entrevistados.

Não por acaso, após serem indagados a respeito do que ainda não dominam digitalmente, parte dos respondentes foram enfáticos: não se sentem capazes de criar um site ou blog (44,8%), fazer uma live (44%), montar formulários (31%) ou produzir e vender infoprodutos (46,8%), seja um curso online ou e-book. Certos ouvidos também pontuaram não saber como criar um e-mail profissional próprio (26,4%), bem como integrar a própria conta a outras ferramentas (50,8%).
A mais desafiadora entre as habilidades, de toda maneira, é outra: analisar dados e métricas — que parece refletir não apenas certa falta de proximidade com o digital, mas pouco contato com o mundo dos números em um país com um dos piores desempenhos em matemática do mundo — como já havia destacado o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências em 2024.
Menos habilidades, menos oportunidades?
Ora, mas se, aparentemente, cada passo do mercado parece acompanhar o que há de mais novo tecnologicamente, quais seriam os impactos de não se dominar uma competência digital em 2025? Ao menos na visão dos entrevistados, a resposta é simples: não se sentir apto para embarcar em novos projetos e oportunidades de emprego, realidade vivida por 50% dos ouvidos ao longo da pesquisa.
Para eles, nos próximos doze meses, se destacará profissionalmente não só quem vive atento ao que pedem as empresas, mas especialmente aqueles que já dominam a Inteligência Artificial (81%), sabem gerenciar anúncios em diferentes plataformas (57,2%) e têm uma boa relação com as métricas e dados (45%) — os diferenciais que acreditam ser os mais promissores daqui para frente.
Além dos cursos de capacitação e treinamentos, a estratégia, vale dizer, tem sido apostar em tecnologias como o ChatGPT, Meta AI e Deepseek para se aprimorar e driblar os desafios. Para se ter uma ideia, graças às recomendações, tutoriais e correções personalizadas das IA, 7 em cada 10 respondentes compartilharam: já melhoraram uma ou várias competências digitais recentemente — só mais um entre os impactos positivos da chegada da Inteligência Artificial na vida dos brasileiros.
Metodologia
Para compreender as habilidades digitais mais desafiadoras no país, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 5 questões, que exploraram as competências que menos dominam, seus impactos na carreira e o que têm feito para se tornarem mais habilidosos digitalmente. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.
Sobre a Locaweb
Uma das primeiras empresas de hospedagem de sites do Brasil, a Locaweb, cuja sede se encontra em São Paulo, está à ativa no mercado de tecnologia há 27 anos. Por meio de serviços como registro de domínios, criação de e-mail profissional e soluções de computação na nuvem, a empresa, referência no segmento no Brasil e na América Latina, conta com uma base de mais de 280 mil clientes de diversas regiões. Desde 2022, integra a LWSA — ecossistema de soluções digitais para empresas de diferentes portes e níveis de desenvolvimento. Dentre os serviços estão plataforma de e-commerce, ERP, integração com marketplace, PDV, recorrência, geração de leads, crédito e logística, entre outros.
Fonte: Portal AZ