Novo supercomputador do Inpe vai melhorar previsões do tempo no Brasil

Equipamento de R$ 25 milhões chega para prever desastres naturais com mais precisão

Por Carlos Sousa,

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebeu, nesta terça-feira (20), um novo supercomputador que promete revolucionar as previsões do tempo e o monitoramento de desastres naturais no Brasil. A expectativa é que o equipamento comece a funcionar já em junho.

Foto: ReproduçãoInpe

Com custo de R$ 25 milhões e adquirido via licitação da empresa HPE-Cray, o supercomputador desembarcou no aeroporto de São José dos Campos (SP), onde fica a sede do Inpe. Segundo o órgão, ele trará um salto na capacidade de processamento de dados, o que vai tornar as previsões mais rápidas e precisas.

O novo sistema será usado para realizar previsões numéricas de tempo, clima e eventos ambientais, como tempestades e secas. Isso vai beneficiar o trabalho de órgãos como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil, além de setores como energia e agricultura.

Entre os benefícios destacados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com a chegada do novo supercomputador estão o aprimoramento dos modelos de previsão do tempo, a realização de simulações ambientais mais detalhadas, o monitoramento mais eficiente de fenômenos climáticos extremos e o fortalecimento de pesquisas sobre as mudanças climáticas. 

A instalação do equipamento inaugura uma nova era tecnológica para o Inpe, ampliando sua capacidade de atuação no enfrentamento dos impactos climáticos e na proteção da população brasileira.

Fonte: Olhar Digital

Comente

Pequisar