Sebrae auxilia autônomos e donos de restaurante para Festival Gastronômico no The Encontro

Festival Gastronômico apresentará pratos da culinária local

Por Jade Araújo,

Na manhã desta quarta-feira (05), autônomos e donos de restaurantes em Teresina participaram de uma reunião para receber uma consultoria sobre a culinária que será desenvolvida durante o "THE Encontro". O evento é uma realização do Portal AZ. O SEBRAE é uma das instituições que apoiam o evento. 

The Encontro será realizado no Encontro dos Rios (Foto: Jade Araújo / Portal AZ)

E em parceria com o SEBRAE, o THE Encontro prestou uma consultoria aos participantes do evento que prestarão serviços da nossa gastronomia. Uma conversa inicial e individual com cada um dos participantes explicou sobre a apresentação dos pratos até o atendimento aos clientes no dia do evento. Carol Melo, consultora do SEBRAE esteve no local auxiliando os responsáveis para esclarecer sobre as melhores formas de armazenamento dos alimentos, cardápios, aventais e toucas. 

"Nosso objetivo é ter um retorno econômico para eles e mostrar todo o potencial nessa área. Serão pratos rápidos, as pessoas podem chegar e pedir, são pratos feitos na hora. Eles irão para mostrar o potencial que eles tem economicamente e também oferecer um retorno financeiro para eles", afirma Carol Melo. 

Reunião aconteceu com autônomos e donos de restaurantes (Foto: Jade Araújo / Portal AZ)

O prato principal do evento será o peixe. Essa culinária é desenvolvida há anos por morados do Piauí, especialmente da região do Poti Velho. Piaba frita, Tambaqui, Tilapia, Vatapá e Creme de Peixe são algumas das especialidades de Daurilene Costa e Silva. Vendedora ambulante ela costuma participar de eventos e viu no THE Encontro mais uma possibilidade de ampliar os negócios. 

"Eu decidi pelo simples fato do SEBRAE ser uma possibilidade de empreender. Eu achei essa possibilidade, estou agarrando como posso e vou fazer de tudo para que tudo dê certo. É uma ajuda boa para gente mostrar o trabalho da gente", disse Daurilene. 

Foto: Jade Araújo / Portal AZ

Acostumado a participar de festejos no Piauí, Valdecir Cardoso esteve presente na reunião. Encontrou no evento uma possibilidade de rentabilidade e não vê a hora de chegar o grande dia. 

"É um evento bom para animar mais. Resolvi botar, pois vai ser uma área de renda boa. A expectativa tá grande para chegar logo o dia e a gente trabalhar muito", disse Valdecir.

Foto: Jade Araújo / Portal AZ

Além de autônomos, donos de bares e restaurantes participaram da reunião e confirmaram presença no THE Encontro. Maria José é uma delas. Atualmente ela possui um bar chamado “Bar da Jéssica” muito conhecido na região do Poti Velho. 

"Temos o habito de ser barraqueiro nos festejos da região. Vai ser nossa primeira vez com um festival fora do Poti. O peixe é um prato que nos tiramos de letra aqui então vamos lá", afirma Maria José.

THE Encontro

A culinária do evento The Encontro vai contar com pratos derivados de peixe. O evento será realizado no dia 16 de setembro no Encontro dos Rios, bairro Poti Velho e acontece em comemoração ao aniversário de Teresina. O THE Encontro contará com uma vasta programação como: Feira de Negócios, Festival do Peixe, Encontro Náutico, Ação Social, Praça de Alimentação, Artesanato, Cultura e muito mais! 

Atrações confirmadas no The Encontro (Banner Divulgação)

Além disso, o evento contará com grandes atrações musicais como Walkyria Santos (Ex-Magníficos), Cesinha Garcia, Forró Absoluthe, Bolim Bolão, É Show e banda Proibida. A entrada é gratuita! Importante destacar que no evento não será permitido a entrada com bebida alcoólica. Além do SEBRAE, a Prefeitura de Teresina, Jupi Alimentos, Uninovafapi, SESI, O Dia e o Grupo Caravalho são apoiadores do evento.

Comente

Pequisar