Rede Pense Piauí realiza videoconferência com o ministro do turismo

Infraestrutura e Linhas de Crédito, Promoção Turística e Investimentos, Planos e Projetos Pós Pandemia e Setor de Eventos foram os temas da reunião

Por Redação do Portal AZ,

“Precisamos manter o Turismo em funcionamento”. Com essa frase, o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, abriu a Vídeo Conferência promovida pela Rede Pense Piauí – Turismo, realizada às 16h da última quarta-feira (27). Com a agenda apertada, em função de convocação extraordinária para reunião ministerial, convocada pela presidente Jair Bolsonaro, o ministro permaneceu por meia hora na sala, levando palavras de estímulo aos 85 convidados presentes na conferência, ao se referir à Medida Provisória 963, que abre Crédito Extraordinário no valor de R$ 5 bilhões para o financiamento da Infraestrutura Turística Nacional, através do Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR).

Rede Pense Piauí realiza videoconferência com o ministro do turismo

Marcelo Álvaro agradeceu ao senador Ciro Nogueira e à deputada Margareth Coelho, ambos presentes à reunião, e ao Coordenador da Rede, Erlich Cordão, moderador do encontro, além de demonstrar aos presentes o seu encantamento com as potencialidades do Piauí, que teve o prazer de conhecer, segundo afirmou. Lembrou que a alta do dólar deverá estimular o turismo doméstico, levando os brasileiros a conhecerem melhor o seu estado e o seu país, e falou sobre o Selo de Biossegurança, que será lançado pelo Ministério do Turismo. ”O selo visa credenciar 17 segmentos do turismo, para que os turistas possam entender que naquela localidade existe uma responsabilidade de higiene e prevenção em relação à Covid-19”, disse.

Ao se ausentar, o ministro foi substituído por Lucas Fiuza, Coordenador Geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur do Ministério do Turismo, que respondeu as 17 perguntas formuladas pelos diversos representantes do trade turístico piauiense, entre órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, associações privadas, empresários, professores e representantes de classe.

“O nosso objetivo é buscar investimentos para retornar as atividades do turismo em nosso Estado”, explicou Erlich Cordão, ao iniciar a parte técnica da Vídeo Conferência. “O segmento do Turismo pode contribuir muito para o incremento da economia nas regiões onde se encontram os parques nacionais, Teresina, com vocação para eventos, muitas potencialidades do interior e o nosso litoral”, explicou.

Todas as perguntas formuladas foram respondidas pelo Coordenador Lucas Fiuza, as quais foram divididas em quatro abordagens: Infraestrutura e Linhas de Crédito, Promoção Turística e Investimentos, Planos e Projetos Pós Pandemia e Setor de Eventos. A Vídeoconferência teve a duração de uma hora e quarenta minutos.

“Os participantes fizeram as mais variadas perguntas, o que foi muito proveitoso, e tentamos alinhar e aproximar mais o Ministério do Turismo com o nosso Estado, visando buscar uma solução para o setor, que foi o primeiro a ser atingindo com essa pandemia e um dos mais afetados”, disse Erlich Cordão. “Entendemos que, com a alta do dólar e com a população sem recurso e temerosa com as medidas de saúde pública, o Turismo interno deverá crescer e ser uma excelente oportunidade para a retomada da vida normal em nosso país. Devemos aproveitar o momento e nos preparar para o futuro, afinal de contas precisamos viver, temos grandes recursos naturais para o ecoturismo e um potencial imensurável, pronto para movimentar a economia de toda a nossa região”, completou.

Comente

Pequisar