Burnout, ansiedade e covid-19 agora listadas como doenças do trabalho

Além de burnout, também foram incluídos transtornos mentais como ansiedade, depressão e tentativa de suicídio

O Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira, 29, uma portaria em que lista 165 novas patologias apontadas como responsáveis por danos à integridade física ou mental do trabalhador.
Entre as novas doenças relacionadas ao trabalho estão a síndrome de burnout, a covid-19 e alguns tipos de cânceres, além de distúrbios músculos esqueléticos.

Foto: ReproduçãoBurnout

 
Além de burnout, também foram incluídos transtornos mentais como ansiedade, depressão e tentativa de suicídio

O uso de determinadas drogas também foi conhecido como consequência de jornadas exaustivas e assédio moral, da mesma forma como o abuso de álcool que já constava na lista.
Os acréscimos dessas patologias receberam parecer favorável dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social e passam a valer em 30 dias.

Com as mudanças, o poder público deverá planejar medidas de assistência e vigilância para evitar essas doenças em locais de trabalho, possibilitando ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

As alterações também dão respaldo para a fiscalização dos auditores fiscais do trabalho, favorecem o acesso a benefícios previdenciários e dá mais proteção ao trabalhador diagnosticado pelas doenças elencadas. A atualização leva em conta todas as ocupações. Ou seja, vale para trabalhadores formais e informais, que atuam no meio urbano ou rural.

Comente

Pequisar