Missa marca chegada dos restos mortais do Padre Frota em Simplício Mendes
Missa marca chegada dos restos mortais do Padre Frota em Simplício Mendes
Na tarde desta sexta-feira (26) o bispo emérito da Diocese de Floriano Dom Augusto Alves da Rocha presidiu a missa que marcou a chegada dos restos mortais do Padre Raimundo de Jesus Frota Bezerra a cidade de Simplício Mendes. A celebração religiosa foi concelebrada pelo Padre Kleyton Vieira pároco local.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Padre Frota como era chamado carinhosamente faleceu no dia 23 de abril do corrente ano em Fortaleza capital do Ceará.
O religioso foi o primeiro pároco titular da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus na cidade de Simplício Mendes entre os anos de 1954 a 1956.
“ Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé ...” (II Timóteo capítulo 4 versículo 7).
A celebração eucarística de chegada dos restos mortais do Padre Frota na cidade de Simplício Mendes foi celebrada ás 16h sendo animada pelo coral do Apostolado da Oração.
Representando a família do Padre Frota, estava presente na missa, o senhor José Osvaldo Cavalcante, que é sobrinho do religioso, e foi o responsável por trazer do Estado do Ceará a urna com os restos mortais e conduzir até o presbitério.
Participaram da celebração religiosa juntamente com os demais fiéis o prefeito municipal Drº Heli e a primeira-dama a médica Drª Maria do Céu.
Foi registrada a presença de Cecília Campos Moura Fé, Felipe Fialho Neto e Deuselita Carvalho vindos de Fortaleza no Ceará e Petrolina no Estado de Pernambuco respectivamente para participar da missa, sendo os responsáveis por organizar a missa e fazer a lógitica da chegada dos restos mortais do Padre Frota e da presença do sobrinho do saudoso religioso na celebração religiosa. Estavam presentes também José Elias da Rocha irmão de Dom Augusto e sua esposa a senhora Maria de Deus Miranda Morais.
Logo depois da distribuição da santa eucaristia, a senhora Cecília Moura leu a biografia do Padre Frota. Em seguida José Osvaldo Cavalcante sobrinho do Padre Frota agradeceu aos fiéis católicos de Simplício Mendes que conviveram com o Padre Frota e aos presentes pela sua colhida e pela celebração religiosa de recebimento dos restos mortais do sacerdote.
“ Era o desejo do meu tio Padre Frota viver aqui até o fim de sua vida, mais não foi possível. Ele amava essa cidade e sua gente, por isso estar realizando o seu desejo que era de permanecer aqui pra sempre disse José Osvaldo Cavalcante”.
Seguindo com os ritos preparados para esta celebração os restos mortais cremados do Padre Frota foram levados para a sala do memorial onde havia um lugar devidamente preparado onde foi depositado e permanecerá definitivamente.
Biografia do Padre Raimundo de Jesus Frota Bezerra
Nasceu no dia 10 de junho de 1929, na cidade de Massapê no Estado do Ceará. Alfabetizou-se e aprendeu as operações rudimentares de aritmética em sua própria casa. Em 1941, inicio da adolescência, seguiu para Sobral, no Ceará, onde fez o Seminário Maior da Prainha em Fortaleza, concluindo Filosofia com brilhantismo.
Fez Teologia no Seminário regional de Olinda/ Recife no Pernambuco, tendo conseguido a ordenação sacerdotal no final de 1953.
Foi nomeado Pároco de Simplício Mendes, assumindo a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em 21 de Fevereiro de 1954.
Em 1956 transferiu-se para Garanhuns no Estado de Pernambuco, tornando-se Diretor Espiritual do Seminário daquela cidade.
Ao longo de sua vida sacerdotal, Padre Frota sempre exerceu outras atividades, além daquelas estritamente eclesiásticas.
Foi professor em vários colégios (1956 a 1960) e (1966 a 1995).
Diretor de ensino da Prefeitura de São Gonçalo no Rio de Janeiro no ano de 1972. Professor concursado no antigo Estado da Guanabara em 1974.
Estudioso, Padre Frota formou-se, além de Teologia e Filosofia, em Direito, Letras em 1º lugar no vestibular, Jornalismo e Supervisão e Administração Escolar.
Fez Pós-Graduação em Técnica de Ensino.
A partir do ano de 2.000, Padre Frota dedicou-se ao Apostolado Missionário e Extra-Oficial, com atividades religiosas e assistenciais em Fortaleza, onde residia e faleceu no dia 23 de abri de 2019.
Veja fotos da missa na cobertura do blogueiro e correspondente do Portal AZ.
Confira a entrevista: