Estudante piauiense vai apresentar projeto na FEBRACE em São Paulo
Estudante piauiense vai apresentar projeto na FEBRACE em São Paulo
A educação é uma arma poderosa. Através dela se adquire conhecimentos, oportunidades, forma cidadãos, desenvolve competências, valores e atitudes, transforma pessoas, e mais do que isso, abri portas para novos caminhos que transformam sonhos em realidade.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O estudante João Luís dos Santos 16 anos natural da cidade de Simplício Mendes vai participar da 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (FEBRACE) que acontece de 16 a 20 de março no Centro de Convenções Rebouças da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo.
De família humilde o jovem estudante é filho de Miraneide Eduardo dos Santos (petinha) e estudou o ensino fundamental no colégio municipal Álvaro Mendes em Simplício Mendes.
Depois de concluir o ensino fundamental, João Luís fez um teste classificatório sendo aprovado no curso de Administração Médio Integrado do IFPI Campus de Oeiras onde está estudando.
Na instituição de ensino João Luís fez e apresentou um projeto de dessalinização da água usando o pó da casca de banana na feira de Ciências e Tecnologia do Campus de Oeiras realizado em outubro de 2019 ficando em primeiro lugar alcançando resultados surpreendentes e satisfatórios.
Na última terça-feira (03) a secretária municipal de educação de Simplício Mendes professora Orleane Hozana de Melo e o professor Ivan Matos, foram á cidade de Oeiras fazer uma visita a João Luís, com o objetivo de parabenizar o estudante pelo grande feito, conhecer melhor e entender o projeto. Ivan Matos foi professor de João Luís do ensino fundamental no colégio Álvaro Mendes ministrando aulas da disciplina Ciências.
O Blogueiro e Correspondente do Portal AZ participou também da visita e registrou o encontro que aconteceu no IFPI. Os visitantes foram recepcionados pelo estudante João Luís e pela orientadora Professora Mestranda Humbérila Melo.
“As amostras foram enviadas para o IFPI Teresina central para serem realizadas novas análises. Essas análises confirmaram que existe adsorção do sódio pelo pó da casca da banana explicou a orientadora Professora Mestranda Humbérila Melo”.
“Fui professor de ciências do João Luís no Ensino Fundamental, esse feito do João não me surpreende. Ele tem todas as características de um grande cientista, sempre atento ele é curioso, observador, questionador, inquieto e preocupado com questões sociais e comunitárias, vive problematizando situações e buscando respostas. Além disso, ele tem uma grande vantagem, não perde oportunidades.
Eu costumo dizer ao João que ele será o que ele quiser ser, que ele tem muitas asas pra voar. Penso que ele está no curso errado e que a sua escola, apesar de ser excelente, é pequena para ele, mas essa foi a oportunidade que ele teve.
Nesse sentido, faço um apelo a todas as pessoas ou instituições que possam ajudá-lo a galgar sonhos maiores, a quem souber de concursos para bolsa de estudo em instituições onde ele possa crescer, porque talento ele tem, faltam-lhe as oportunidades disse o Professor Ivan Matos”.
“Eu sempre observei o interesse do João Luís pelos livros, ele era um freqüentador assíduo da Biblioteca Pública Municipal. Também observava seu comportamento na escola, menino de muito talento, ele é bom em tudo o que se predispõe a fazer seja na música, na escola, seja na vida. Desde o Ensino Fundamental ele já dava aula para os colegas, demonstrando habilidades para cooperação e para o ensino e exercendo sua cidadania. Afirma a Professora Orleane Hozana de Melo, Secretária Municipal de Educação de Simplício Mendes”.
O IFPI Campus Oeiras tem a missão de oferecer uma educação de excelência direcionada às demandas sociais. Nossa instituição oferece o Ensino médio integrado ao Ensino Técnico, cursos técnicos, cursos superiores de graduação e pós-graduação e busca desenvolver um ensino aliado à pesquisa e a extensão proporcionando ao alunado um ensino diferenciado em que estes se tornam protagonistas do processo de aprendizagem. Nossa instituição conta com uma ampla estrutura física com espaços que favorecem a eficácia das atividades de ensino em que buscamos valorizar o potencial de nossos alunos. O aluno do IFPI tem incentivo ao trabalho de pesquisa, pois são instigados por uma equipe de docentes e técnicos administrativos qualificados a desenvolverem atividades de pesquisa para que possam construir novos conhecimentos e compreender que o conhecimento é a essência da atualidade. Um exemplo concreto é o nosso aluno João Luís, natural de Simplício Mendes que faz um ensino médio integrado em Administração no IFPI Oeiras e está envolvido em atividades de pesquisa em que busca na sua pesquisa construir conhecimentos para poder transformar sua realidade.
José Francisco da Silva Filho (Diretor de Ensino do IFPI-Oeiras)
"Tendo em vista as demandas sociais e o interesse por encontrar soluções fáceis e de baixo custo, desenvolvemos uma metodologia que mesmo ainda em fase de testes já nos deu ótimos resultados no processo de tratamento da água salobra."
O João buscou a nossa orientação para que juntos pudéssemos provar uma outra idéia, porém tivemos limitações que impossibilitou o seu desenvolvimento. Então buscamos outras alternativas e tivemos uma excelente surpresa, deu certo!
João é dedicado e bastante curioso e isso ajudou muito no desenvolvimento da nossa pesquisa explicou a orientadora Professora Mestranda Humbérila Melo”.
João Luís viaja para São Paulo no próximo domingo dia 15 acompanhado pelo coorientador Professor Drº Rodolpho Leite.
“ A feira de Ciências, Ciência Piauí é uma feira financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e essa feira no ano passado (2019) contemplou vinte estudantes com bolsas de iniciação científica no valor de R$ 100,00 por um ano. E de duzentos e cinqüentas inscritos, vinte estudantes das dez cidades pólo tiveram os trabalhos observados e analisados sendo escolhido o melhor trabalho para representar a nossa feira de ciências que foi organizado pelo Campus do IFPI Oeiras. Com o envio dos projetos, trabalhos e toda a documentação a FEBRACE escolheu vários trabalhos e dentre eles o de João Luís falou o coorientador Professor Drº Rodolpho Leite”.
Nesta 18ª edição, a FEBRACE contará com 345 projetos finalistas, de 27 Unidades da Federação. Estarão presentes 761 estudantes e 510 professores do ensino fundamental, médio e técnico, de 295 escolas. O impacto da feira é cada vez maior. Nesta edição, 66 mil estudantes desenvolveram projetos de pesquisa científica e tecnológica e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas.
A FEBRACE é a maior mostra de projetos de Ciências e Engenharia do País.