Operação Bezerro Desmamado desarticula quadrilha especializada em roubo de carga no sertão do Piauí

Operação Bezerro Desmamado desarticula quadrilha especializada em roubo de carga no sertão do Piauí

Uma ação conjunta das Policiais Militar e Polícia Civil do Piauí, Polícia Militar do Estado do Pernambuco e PRF, desarticulou uma quadrilha especializada em roubo de carga de leite em pó. A Operação Bezerro  Desmamado teve início na tarde de domingo (12) com término nesta quarta-feira (15) e contou com a participação de aproximadamente 27 policiais. 

O nome da operação faz referência a uma modalidade de assalto que corriqueiramente vem assolando o nordeste, o roubo de carga de leite em pó.

O início da operação exitosa se deu após a Força Tática de Paulistana receber informações dando conta que um veículo caminhão  trator Mercedes-Benz/Axor 6×4  placa  QPY 9894/MG, de cor branca, composto por um semi reboque  Bitren placa OMK 9805/MG OMK 9715/MG, carregado com quase 37 mil quilos de leite em pó, avaliada em R$ 700.000,00 (Setecentos Mil Reais), teria bloqueado o sinal, nas proximidades da cidade de Jacobina do PI.

Diante das informações uma equipe se deslocou para averiguação a veracidade da informação e ao chegar no local citado foi encontrado apenas o caminhão trator, sem a carga com sinais aparentes de arrombamento nas portas.

Nesse  instante  foram comunicados e acionados o 4° BPM, 3° Cia de Jaicós, 2° Cia do 14° BPM, Cia PM de Simplício  Mendes, no intuito de realizarem bloqueios policiais nos entornos das possíveis rotas de fuga e apreender os envolvidos.

Após várias diligências na região o motorista da carreta foi encontrado  abandonado nas proximidades  da cidade de Jaicós  aproximadamente 110 quilômetros  de distância do local do crime afirma a polícia.

O motorista da carga roubada, relatou  que no dia 12, por volta das 16h10m vinha pela BR 407, e próximo a entrada da cidade de Acauã- PI, um caminhão Volkswagen, Baú,  de cor branca, teria encostado ao lado, instante em que um elemento apontou uma arma de fogo em sua direção mandando parar o veículo e encostar na lateral da BR 407, que após esse momento colocaram um pano em sua cabeça e o mesmo não viu mais nada relatou.

Não obstante o cerco policial montado nos entornos  da região os assaltantes ao realizarem a troca do caminhão trator na cidade de Jacobina do Piauí, retornaram com a carga para a cidade de Paulistana-PI, e seguiram pela PI 142 sentido Betânia do Piauí.

A intentada criminosa teria por fim adentrar no Estado do Pernambuco, e garantir o crime perfeito, sendo que ao chegar na localidade Livramento povoado de Santa  Filomena-PE, o veículo atolou, tempo necessário para que os policias militares chegassem no local explicaram os militares. 

Após  verificar a presença dos Polícias os infratores se evadiram do local utilizando um veículo Gol, de cor vermelha, placa QYA 1071/ Recife PE, tomando rumo sentido a Lagoa Grande- PE. 

De imediato foram contactados apoio de uma equipe da PRF e uma equipe do NIS II, Polígono e ROCAM da 1º CIPM Floresta-PE para efetuar a abordagem no referido veículo onde estavam os supostos criminosos.

O procedimento policial obteve êxito por volta das 10h do dia 14 na BR 316 nas proximidades da cidade de Floresta-PE, onde foram identificados e qualificadas as seguintes pessoas de iniciais F.G.S de 44 anos natural de Salgueiro PE, W.P.S. de 38 anos natural de Floresta PE e A.A.L.J de 41 anos natural de Arcoverde PE, todos ocupantes do veículo com mandados de prisão em aberto expedidos pela comarca de Paulistana.

Segundo  informações colhidas o nacional  F.G.S  teria ofertado R$ 2.000, 00 (Dois Mil Reais) na cidade de Santa Filomena e região  para quem fosse puxar o caminhão trator scania placa BWH1305/MG de sua propriedade que já estava atrelado ao Semi reboque roubado na cidade de Acauã-PI disseram os policiais.

Outro fato curioso é que as placas do semi reboque já haviam sido substituídas pela placa INM 7062 São Bento do Una /PE.

Diante dos fatos duas equipes se deslocaram para cidade de Floresta- PE, sob o comando do Major PM Félix, Comandante do 20° BPM, para conduzirem os supostos criminosos e todo o material apreendido que foram apresentados na 12° DRPC Paulistana para os procedimentos cabíveis.

                                                                                                             

Equipes que participaram da Operação Bezerro Desmamado.

Equipe Bravo e Charlie da ForçaTática de Paulistana-PI.

 Major Félix 

 Tenente Vilela

 Cabo Gilvan Belo

 AL CFC Marinaldo 

 AL CFC Humberto 

 Soldado Ereni

 Soldado Solon

 Soldado Edmilson

 Soldado Carvalho

GPM Betânia do Piauí.

Cabo Maurílio 

Sargento Paulo

Cabo Lima

GPM Jacobina do Piauí.

 Soldado Lucídio

Equipe da Polícia Civil de Paulistana- PI 

Delegado Cícero Oliveira 

 Escrivão  Flávio Nogueira

 Agente Erik e Agente Leandro

 Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 Equipe da  Polícia Militar do Pernambuco 1º CIPM FLORESTA

 NIS II

 POLÍGONO 

 ROCAM

Comente

Pequisar