Lagoa do Barro registra o primeiro caso confirmado de coronavírus; secretaria emite nota
Paciente de 32 anos deu entrada na UBS com sintomas suspeitos da doença
Um homem de 32 anos testou positivo para o novo coronavírus na cidade de Lagoa do Barro do Piauí. A informação foi confirmada ao Blog do JB pelo secretário municipal de saúde, Marquino Rocha.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo a Secretaria, o paciente deu entrada na Unidade Básica de Saúde Etelvina Mendes de Sousa no início da noite deste sábado (18) apresentando os sintomas suspeitos da covid-19. Em seguida ele foi transferido para o hospital de referencia da região em São João do Piauí.
O secretário de saúde do município, Marquino Rocha afirmou que os moradores precisam continuar cumprindo as medidas de prevenção ao coronavírus, entre elas o isolamento social. “Só saiam em extrema necessidade e evite aglomerações”, disse.
Até a noite de ontem, a Secretaria de Saúde Estadual (Sesapi) não havia registrado esse novo caso no município. A confirmação deverá sair no boletim deste domingo (19). Segundo o órgão, o Piauí tem 144 casos confirmados de covid-19 em 21 municípios. Dez pessoas já morreram no estado em decorrência da doença.
Marquino Rocha, secretário de Saúde de Lagoa do Piauí (Foto: divulgação)
Veja na íntegra a nota emitida pelo Secretário Municipal de Saúde
No ultimo sábado dia 18/04/2020 por volta de 18hrs deu entrada na Unidade Básica Etelvina Mendes de Sousa, na cidade de Lagoa do Barro do Piauí-PI. Paciente de iniciais G.C.N do sexo masculino 32 anos, apresentando: tosse, febre, cefaleia, astenia, dor torácica, ausência de paladar e olfato, saturando 93 no mento da consulta. Onde foi submetido a teste rápido para COVID-19 com testagem POSITIVA.
Em seguida o mesmo foi encaminhado sem a necessidade do uso de oxigênio, para o Hospital de referencia na cidade de São João do Piauí, para realização de exames complementares e conduta médica. O paciente não possui nenhuma comorbidade e encontra-se estável, sem necessidade de ventilação mecânica e poderá até mesmo não ficar internado, somente de quarentena com acompanhamento.
O mesmo será acompanhado pela equipe de saúde seguindo todos os protocolos do ministério da saúde. Além do que a equipe de vigilância da Secretaria municipal de Lagoa do Barro – PI, está fazendo o levantamento de todas as pessoas que tiveram contato com o paciente para seguir os protocolos da OMS e do Ministério da Saúde.
Marquino Rocha
Secretario Municipal de Saúde de Lagoa do Barro do Piauí.
Matéria relacionada:
Idosa de 79 anos é a décima morte provocada por coronavírus no Piauí