Postagem em rede social alerta autoridades para suposto abandono e cárcere privado de casal de idosos
Postagem em rede social alerta autoridades para suposto abandono e cárcere privado de casal de idosos
Moradores da cidade de Simplício Mendes e internautas foram surpreendidos na noite desta quinta-feira (23) com uma postagem em rede social chamando a atenção da população e autoridades para um suposto caso de abandono, maus tratos e cárcere privado de um casal de idosos residente na Rua José Atanásio de Santana no Bairro Alto da Matriz.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Foto tirada por vizinhos
A postagem feita pela enfermeira Nínive Passos na rede social Facebook, teve por objetivo alertar, sensibilizar e mobilizar a população e autoridades no sentido de que seja feito algo urgente e concreto que possa resolver o problema. A profissional de saúde é vizinha do casal.
Outros vizinhos do casal de idosos disseram que a postagem feita no facebook por Nínive Passos condiz com a verdade, e que eles mesmos (os vizinhos) por várias vezes deram comida para o casal.
Na manha desta sexta-feira (24) uma guarnição da Polícia Militar foi até a casa do casal de idosos averiguar em loco a real situação.
A reportagem do Porta AZ foi a sede da Companhia da Polícia Militar em busca de maiores informações sobre o caso e conversou com o Tenente Damata Subcomandante da 2ª Companhia do 14º BPM e com o AL CFS Filho.
“Tomei conhecimento do fato através das redes sociais e determinei que uma guarnição fosse até a casa fazer uma averiguação. Na casa mora uma senhora de iniciais M.C de 76 anos que sofre de Diabetes e um senhor de iniciais A.M.S de 82 anos deficiente visual disse o Tenente Damata”.
“Quem é responsável por cuidar do casal é um senhor que foi criado pela senhora idosa de iniciais M.C de 76 anos, ele nega as acusações. Segundo ele todos os dias é levado ás refeições para o casal. Questionado sobre um provável cárcere privado, o mesmo explicou que o cadeado na porta da casa é para evitar que os mesmos possam sair perambulando pelas ruas. Quando assumi a responsabilidade de cuidar deles (o casal) eu recebi os cartões de sacar o dinheiro das aposentadorias da pessoa que cuidava deles anteriormente já com vários empréstimos feitos em 2018. Fiquei pagando o valor mensal referente as parcelas dos empréstimos até hoje e agora de um cartão recebo R$ 600,00 e do outro cartão o valor de 700,00 disse o militar AL CFS Filho afirmando que ouviu do senhor que cuida do casal essas explicações”.
Ainda segundo a Polícia Militar um oficial de justiça recolheu e levou os cartões de sacar os benefícios (aposentadoria) do casal.
Procurada pelo Blogueiro e Correspondente do Portal AZ a enfermeira Ninive Passos não quis se pronunciar sobre o caso.
A reportagem do Portal AZ tentou contato com o senhor que é responsável por cuidar do casal mais não obteve êxito.
O espaço está garantido no Blog caso o senhor responsável por cuidar do casal queira se pronunciar.
Veja fotos tiradas pelos vizinhos do casal e anexadas no texto que foi postado no Facebook.
Veja Logo abaixo na íntegra a postagem feita no Facebook.
Nínive Passos 23 h ·
Por muito tempo hesitei em me manifestar sobre este assunto por receio de retaliação e evitando a exposição de dois idosos. Porém, o senso cristão me falou mais alto nos últimos dias.
Esses senhores das fotos anexadas, são meus vizinhos. Há pouco mais de um ano eu e minha família presenciamos situações de descaso, maus tratos e desumanização, pois os mesmos foram abandonados pelos familiares em condições precárias contando apenas com a supervisão de um senhor que lhes faz visitas esporádicas.
Nós já fomos surpreendidos com os apelos dos idosos implorando por um prato de comida por estarem há mais de 48 horas sem se alimentar.
Sensibilizadas com este caso, eu e minhas tias passamos a ajudar no que estava ao nosso alcance (comida, higiene, atendimento médico, entre outros.). Formalizamos, também, denúncias junto ao poder público, de quem recebíamos retorno com soluções imediatistas, como doações de cestas básicas, conversas com familiares, mas nunca uma solução definitiva.
Nos últimos dias, esses senhores vêm sendo mantidos em casa a portas trancadas o que dificulta que vizinhos possam oferecer qualquer tipo de socorro, situação que caracteriza cárcere privado. Um deles já tentou até fuga por uma janela e pelos muros do quintal. Mais uma vez recorremos ao poder público e infelizmente não obtivemos um retorno satisfatório. Pois a justiça quer passar para a minha tia a curatela provisória destes idosos. (E detalhe, as portas continuam com cadeados).
Em nenhum momento, o intuito disso tudo é de autopromoção, nem tampouco nos candidatarmos como responsáveis legais destes senhores. Só não conseguimos dormir tranquilos sabendo que ao nosso lado temos duas pessoas abandonadas, implorando por um prato de comida, isso parte de um princípio básico de humanidade.
Com essa postagem tenho o intuito de questionar a efetividade do poder público no que diz respeito a fazer valer os direitos constitucionais de um cidadão e também de mobilizar os colegas a tentamos ajudarmos esses senhores de alguma forma. Não procuro ajuda relacionada a necessidades básicas como alimentação, apesar de sermos uma família humilde, dois pratos de comida não nos causará prejuízos. Procuro ajuda de amigos advogados, assistentes sociais, psicólogos e áreas afim. Lendo este relato, em que você pode ajudar?
Uma orientação já é uma grande ajuda.
Em nova postagem no Facebook a enfermeira Nínive Passos agradece a população e aos internautas pelo apoio recebido.
Veja na íntegra a nova postagem.
Nínive Passos
2 h ·
Venho por meio desse novo post agradecer a todas as pessoas q se manifestaram e fizeram repercutir o caso dos idosos q postei anteriormente. Não é a primeira vez q, dentro da minha experiência com mobilização social envolvendo a população de Simplício Mendes, encontro uma população solícita e comprometida a ajudar. (E foi justamente por isso que me senti segura em compartilhar isso com vcs, a certeza de q não me decepcionaria)
Com a postagem anterior, o caso dos senhores deram passos largos, não sei se ideais, porém necessários. O CREAS, q já estava a par da situação, e sempre se mostrou preocupado e atuante (claro que dentro de suas limitações), juntamente com o CRAS, montaram uma estratégia para tentar contornar a situação e estão tentando colocá-la em prática. A Polícia Militar tbm tomou conhecimento da situação e veio até a residência dos idosos para se inteirar melhor.
Em meio à tudo isso, fomos surpreendidos com a retirada repentina dos idosos da casa onde eles residiam, mas já tomamos conhecimento de que os mesmos se encontram na casa dos seus atuais responsáveis legais.
Seguimos na expectativa de que o bem estar desses senhores seja estabelecido e os seus direitos constitucionais sejam garantidos.
Aguardamos os próximos posicionamentos do ministério público na certeza de que a justiça dará o seu melhor.
O motivo dessa nota, mais uma vez eu acho importante frisar, não é para auto promoção ou lustre no ego e sim pelo assunto ter causado uma grande repercussão social. (Tomemos isto como uma “prestação de contas”). Eu não posso fazer uma “convocação” em massa para ajudar em uma causa e, irresponsavelmente, não dar um retorno. É só um Feedback.
Mais uma vez, muito obrigada a todos !