PF I Seminário Longa Manus; STF Barroso toma posse hoje

Polícia Federal promove hoje I Seminário Longa Manus no auditório do TJ-PI

seminario
                                                     I Seminário Longa Manus

A Superintendência Regional de Polícia Federal no Estado do Piauí promove hoje, o I Seminário Longa Manus, a ser realizado no auditório da sede do novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na avenida Padre Humberto Pietrogrande, zona sudeste de Teresina. O evento será ministrado por João Vianey Xavier Filho, Coordenador-Geral de Cooperação Jurídica Internacional, e Frederico Skora Lieberenz, Coordenador Geral de Cooperação Policial Substituto.

O seminário “Longa Manus” é um evento promovido pela Diretoria de Cooperação Internacional da Polícia Federal, em parceria com os Núcleos de Cooperação Internacional dos estados. Seu objetivo é aproximar a unidade central das unidades federativas e também promover a integração com os órgãos parceiros.

A proposta do programa é difundir, em um dia de imersão, a doutrina adotada no âmbito da cooperação internacional da PF, assim como o trabalho desenvolvido e as ferramentas úteis. Isso engloba o contexto da cooperação policial, por meio dos diversos instrumentos existentes, tais como a captura de foragidos estrangeiros e subtração de menores, bem como o campo da cooperação jurídica internacional. Esta última abrange temas como pedidos de cooperação jurídica internacional, extradições e transferências de pessoas condenadas para outros países ou para o Brasil, entre outros.

Dessa maneira, a Polícia Federal busca intensificar seus laços e reforçar a cooperação internacional no combate aos ilícitos transnacionais.

Confira a programação:

9h – 9h30

CREDENCIAMENTO

9h30 – 10h

Abertura oficial do I Seminário LONGA MANUS da SR/PF/PI – Organização do evento e autoridades

10h – 10h50

DCI/PF1 – Cooperação Internacional – Visão estratégica e doutrina da PF – DPF João Vianey Xavier Filho – Coordenador-Geral de Cooperação Jurídica Internacional (CGCJUR/PF2 )

10h50 – 11h10

Coffee-break

11h10 – 12h

CGCPOL/DCI/PF 3 – Cooperação Policial Internacional: aspectos conceituais e instrumentais – DPF Frederico Skora Lieberenz – Coordenador Geral de Cooperação Policial Substituto

12h – 14h

Almoço

14h – 14h50

Cooperação Policial Internacional: aspectos instrumentais – INTERPOL – DPF Skora

14h50 – 15h40

Cooperação Jurídica Internacional: atribuições e aspectos instrumentais – DPF Vianey

15h40 – 16h

Coffee-break

16h – 16h40

Cooperação Jurídica Internacional: atribuições e aspectos instrumentais – DPF Vianey

16h40 – 17h

Discussão de caso(s)

Barroso toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal

posse ministro Barroso
Ministro Barroso toma posse hoje

Ele substituirá Rosa Weber e cumprirá mandato de dois anos

 O ministro Luís Roberto Barroso será empossado nesta quinta-feira (28) no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele cumprirá mandato de dois anos e ficará no cargo até outubro de 2025. Barroso substituirá Rosa Weber, que presidiu ontem (27) a última sessão da Corte.

A posse está prevista para começar às 16h e deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades dos Três Poderes.

A cerimônia contará com a presença da cantora Maria Bethânia, convidada por Barroso para cantar o Hino Nacional. Cerca de mil pessoas foram convidadas.

Barroso também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O vice-presidente do STF será o ministro Edson Fachin.

Perfil

Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.

O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.

Fonte: TJ-PI / Agência Brasil.

Pensamento do dia
Pensamento do dia

Comente

Pequisar