São Paulo: O Eterno Apóstolo

Por Josenildo Melo

Falar de São Paulo requer muita pesquisa e estudos? Certo mesmo é a grandeza deste judeu que passa a adotar o Cristianismo como a sua razão de viver. É o apóstolo que prega exaustivamente o propósito da ressurreição de Cristo Jesus, Deus. Mas quem é de fato São Paulo? De acordo com Dilva Frazão São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo e autor de catorze epístolas do Novo Testamento. Antes de se “converter ao Cristianismo” era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém.

São Paulo, também conhecido por Paulo de Tarso, nasceu em Tarso, na Cilícia (hoje uma região da Turquia), no ano cinco da Era Cristã. Tarso era um próspero centro mercantil e intelectual do mundo romano. Filho de uma família judaica da tribo de Benjamim, que gozava dos privilégios da cidade romana, ao nascer, recebeu o nome de Saulo (do hebreu), que mais tarde alterou para Paulo (do latim), depois da conversão e do batismo. Paulo passou os primeiros anos de vida em meio da comunidade judaica e freqüentou a escola da sinagoga. Um antigo costume judeu era ensinar às crianças algum trabalho útil. Paulo tornou-se tecelão. Ainda adolescente, foi enviado a Jerusalém, onde deveria familiarizar-se mais profundamente com a religião e a cultura hebraica. Em Jerusalém, estudou no templo de Salomão, reedificado e embelezado pelo rei Herodes Agripa. Membro da seita ortodoxa dos fariseus, como seu pai, durante cinco anos foi educado como discípulo de Raban Gamaliel, rabino influente e de renome.

Além da Bíblia, Paulo estudou a “Lei Oral”, um conjunto de tradições que regulava todas as atividades da vida cotidiana. Paulo se preparava para ser um rabino na mais ortodoxa das seitas judaicas. No fim dos estudos, Paulo retornou para Tarso e alternou os trabalhos na sinagoga com a fabricação de tendas, junto com seu pai. Nesse período, os discípulos de Jesus já eram mais de cinco mil. A maior parte dos judeus, inclusive Paulo, não acreditava, ainda, que aquele fosse o Messias. Seguidor fiel de sua formação judaica, passou a perseguir as primeiras comunidades cristãs. Nessa época, ocorreram os grandes eventos do cristianismo: no ano 27 ocorreu o martírio de João Batista, com 33 anos Jesus foi crucificado, no ano 34 ocorreu o apedrejamento de Estevão, membro da comunidade cristã de Jerusalém. Paulo é mais atual do que nunca!

Reserve um pouco de tempo pra ler biografias escritas sobre Paulo Apóstolo. Depois de 2.000 (+ de dois mil anos) os escritos de São Paulo continuam atuais e falando aos corações do povo cristão e não cristão. Mas Paulo caiu ou não do cavalo? Essa não é a principal questão a ser pesquisada. Ele andava a cavalo ou estava montando em um jumento (algo mais comum pra época)? Não procure estes meros detalhes. Tem um livro que se chama O Grande Amigo de Deus e é um dos livros mais bem escritos sobre Paulo. Tem também o livro biografia; escrito por N. T Wrigth.

Que possamos incorporar a força de vontade paulina em anunciar Cristo Jesus; Deus. E tem mais: Paulo era um intelectual. Dedicou sua vida e amor à expansão da Fé!

Comente

Pequisar