É duro o caminho em busca da Verdade?

Por Josenildo Melo

​Qual verdade indaga-se imediatamente o cético? Estamos nos referindo à verdade verdadeira. Afinal, quem escreve “fala o que quer”. São inúmeros os livros a serem lidos, estudados, decifrados. Já pensou o número de editoras. Você se debruça sobre determinado assunto e tem que ler vários e decifrar a verdade. Por estes dias terminamos de ler o livro O Apóstolo do Senhor Crucificado, escrito pelo renomado Professor de Teologia Michael J Gorman. Excelente livro. Mais de 850 páginas, mas que dar pra ler em uma semana intensa. Aprendemos que a verdade está além dos parâmetros institucionais. Bons amigos norte americanos nos enviam estes bons livros!

​É duro o caminhar em busca da verdade? É prazeroso e faz bem. O prazer do bem como já dizia São Paulo. A gratuidade gera confiança e gratidão. Quanta coisa é produzida “entre muros universitários”. A produção é tamanha que chega a se perguntar quantos tesouros repousam em velhos mosteiros e universidade milenares. A verdade é sempre ofuscada ao disponibilizar algo? Estamos chegando a esta conclusão. Os mais simples jamais terão o devido acesso? Começamos a acreditar que SIM. No máximo os mais esforçados e sortudos chegarão a alcançar 23% (vinte e três por cento) da verdade. Por mais que achem que não; o conhecimento continua e continuará sendo monitorado. 

​É duro o caminhar em busca da verdade? É chocante. Provoca perplexidade. Ainda hoje existem livros que não gostam que sejam disponibilizados ao grande público. Isso em países livres e democráticos. Já pensou o que se passa em países onde tudo é controlado? Os homens realmente chegam a ser insanos em muitos fatos e acontecimentos. Veja o mundo eclesiástico o quão fechado é. Tem um diretor “louco” que diz aos Bispos e até mesmo ao Arcebispo que em sua instituição somente devem estudar os seus (os nossos); muito cuidado com pessoas estranhas e externas. Loucura?

​Caráter desvirtuado. Muitos se sentem poderosos ao chegar onde jamais imaginavam. Pessoas deste naipe podem adentrar ao reino dos céus? O bondoso e saudoso Padre Geraldo Coelho de Almeida, SJ certa vez me revelou: “meu filho é muito mais fácil um clérigo chegar ao inferno do que um simples fiel. Nobre verdade? E olha que Geraldo era um Padre exemplar. Gente boa. Foi quem abriu as portas do conhecimento a nós. Exímio intelectual. Foi reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma e um dos melhores amigo que já tive. Homem dedicado a Deus e ao conhecimento. Mas isso era na época que se formavam Padres de Verdade? Outra grande verdade. Correto!

​É duro o caminho em busca da verdade? É mais fácil a busca do rebanho fácil e encabrestado.  Sabe ainda hoje a maior arma clerical? O falar mal dos bons e induzir o rebanho a queimar os dedicados a Deus e ao conhecimento. Costumam dizer e espalhar: muito cuidado com fulano e sicrano; são pessoas devotas do conhecimento e sabem demasiadamente. O caminho em busca da verdade é um excelente caminho e ainda mais quando é financiado pelos norte americano. A América para os americanos incentiva a busca da verdade verdadeira. Deus Existe e não é mera falácia pública clerical. CREIA!

Comente

Pequisar