Festa da Carne. O que é o Carnaval?

A Bíblia é a armadura de todo bom Cristão em um longo feriado.

Por Josenildo Melo

É a festa da carne. É uma festa pagã. É uma festa pouquissimamente valorizada nos países desenvolvidos e de prosperidade social e econômica. Não é uma festa voltada aos cristãos. O Cristão de Verdade em um período de Carnaval aproveita pra fazer boas leituras e de fato confraternizar-se com sua família. Mas é uma festa que gera empregos e renda? Isso é o que dizem. O que está de fato por detrás de uma festa como essa? Somente Deus sabe. O dinheiro gasto daria pra melhorar a qualidade educacional de um povo sofrido e cada vez mais menos intelectualizado e conhecedor de fato da realidade!

Vivemos em país livre e cada um faz o que desejar de sua vida. Bom Cristão por estes dias coloca seus relatórios em dia. Dorme um pouco mais. Procura ouvir e ver emissoras de rádios e TVs de inspiração cristã. Afinal o que jaz no mundo? O maligno. Outra opção saudável é quem tem uma esteira em casa, aproveitar pra se exercitar um pouco mais. No streaming boas opções de filmes e séries é o que não falta principalmente nas plataformas Brasil Paralelo e Lumine. Em livros as opções são O Rabino e O último Judeu, do nobre escritor Noah Gordon. Pra quem gosta de algo mais acadêmico que tal ler ou reler comentários bíblicos. Mas o principal mesmo a fazer é ler a Sagrada Escritura. A Bíblia é a armadura de todo bom Cristão em um longo feriado!

E não somente, mas todo santo dia. Leia os devocionais. Não se esqueça de ler o santo ou santos do dia. Pensa que carnaval é brincadeira, veja a explicação etimológica do termo. O carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne. O carnaval ocorre durante os três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada popularmente de “Terça-feira gorda” ou "Mardi Gras", como dizem os franceses. Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta-feira de cinzas. É uma palavra com origem no latim "carna vale" e que significa dizer "adeus à carne”. O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô (pierrot) e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro. No início, as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias. Posteriormente, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos. Uma excelente opção é estudar, que tal?

Geralmente as pessoas gostam de curtir e vibrar com vitórias, mas não imaginam o que as pessoas fazem pra alcançar seus objetivos. Sabia que nos períodos de feriados prolongados é um verdadeiro bálsamo pra quem pensa grande e na coletividade? Tem muita gente que estuda bastante nestes períodos. Também neste período as casas de retiros costumam ficar lotadas. Por que será que as Dioceses e a Arquidiocese de Teresina investem tão pouco em casas de retiro? Excelente pergunta. Muitas paróquias já começaram a adquirir suas próprias casas de retiro. Que coisa boa! Que este exemplo se alastre por todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina. Creia em Cristo Jesus e será realmente feliz; isto é o que deve pensar todo bom cristão católico. Deus é alegrias!

Comente

Pequisar