The Franciscan conspiracy
Por Josenildo Melo
Livro de John Sack. A conspiração Franciscana é um Best seller no nosso querido United States of America. Falando nisso, ontem, o excelente Jornalista Rodrigo Constantino se tornou também cidadão norte americano. Também Recebeu seu passaporte Norte Americano. Louvado seja o bom Deus. Há 700 anos a Igreja escondeu do mundo o corpo de São Francisco. Um grande segredo foi com ele para o túmulo. “Maravilhosamente rico e bem pesquisado, este romance histórico tem a força narrativa de The Name Of Rosa (O nome da Rosa), de Umberto Eco diz Alibris Books. Perfeito!
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A orelha do livro diz: A conspiração franciscana é uma versão fictícia, mas extremamente verossímil para explicar o roubo dos restos mortais de São Francisco de Assis e o aparecimento dos estigmas em seu corpo. Tendo como pano de fundo o caos da sociedade italiana em pleno século XIII, em que a pobreza extrema do povo contrastava com a opulência dos comerciantes e dos altos escalões do poder religioso, este livro traz à tona uma armação da Igreja para encobrir um fato que poderia abalar para sempre a fé no Santo de Assis. Recusando-se a levar esse segredo perturbador para o túmulo, Frei Leo – um dos companheiros mais próximos de São Francisco – deixa uma estranha mensagem ao eremita Conrad da Offida, incitando-o investigar minuciosamente a vida e a morte do fundador da Ordem. Imperdível. Livro Excelente!
Qual o propósito de trazer à tona um livro desses que somente agora se encontra em sebos ou livrarias especializadas? Nos corredores do Vaticano se fala abertamente que quem ainda segura O Jesuíta Papa Francisco em seu cargo são os quatro ramos da Ordem Franciscana. Muitos já dizem que Francisco está senil e falando coisa sem “pé e nem cabeça”. Somente Jesuítas e Franciscanos juntos podem fazer frente aos Salesianos e Beneditinos. Os Salesianos já ultrapassaram os Jesuítas em números e com o apoio dos Beneditinos podem fazer o sucessor de Francisco. Mas quem elege o Papa não é o Espírito Santo? Cuidado. Muito cuidado ao se expressar; o único pecado não perdoável é contra o Espírito Santo de Deus. Mas não existe país mais político do que o Vaticano!
Sim, continuemos a falar do livro The Franciscan conspiracy? É um livro de apenas 440 páginas. Vale realmente a pena tê-lo. Ler faz realmente um bem enorme. Cedendo ao último pedido do amigo, Conrad parte em busca de respostas e se vê perdido em um terrível labirinto que parece não ter fim. Em cada etapa do caminho, ele é forçado a enfrentar seus medos mais profundos para encontrar a verdade e salvar sua própria vida. A Conspiração Franciscana prende o leitor da primeira à última página numa trama emocionante, repleta de inesperadas reviravoltas. E nos dias de hoje? Não tem até “Arcebispo” que “fez pacto com o diabo” com o intuito de salvar as inúmeras casas de aluguel da Igreja no centro”? Morremos e não vemos tudo já dizia o Jornalista?
Quem é John Sack? Formado em Língua Inglesa pela Universidade de Yale, John Sack nasceu em 1938, em Ohio, EUA. Na juventude, Sack passou dois anos sob a tutela de Thomas Merton em um Mosteiro no Kentucky. Um livro imperdível. Perfeito!