Site de esquerda diz que Rafael governa como se fosse de direita

O PT reprova privatização em São Paulo, mas aprova venda da Agespisa no Piauí

Receituário neoliberal no PT

O site jornalístico de esquerda Marco Zero, sediado em Pernambuco, publicou reportagem em que diz que o atual governante do Piauí, Rafael Fonteles, eleito pelo PT, está pondo em prática um receituário neoliberal, ao gosto dos partidos de direita”.

Foto: ReproduçãoRafael Fonteles é criticado por agir no governo com ações neoliberais, de político de direita, por assim dizer
Rafael Fonteles é criticado por agir no governo com ações neoliberais, de político de direita, por assim dizer

Privatização 

O site lista como exemplos a proposta de privatização do abastecimento d'água, a flexibilização de licenciamento ambiental, extinção de multas por crimes ambientais e a e recusa do governo em negociar com professores em greve no início deste ano – o que terminou ocorrendo, pois o governo cedeu.

Dois pesos, duas medidas

Para o site, o PT usa dois pesos e duas medidas para tratar a privatização dos serviços de água e saneamento. 
No Piauí, onde governa, o processo andou a passos rápidos, com uma consulta pública pela internet e sem que nenhuma nota contrária fosse dada.

PT em São Paulo 

Em São Paulo, onde o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas tenta privatizar a companhia de água e saneamento (Sabesp), a reação do PT é de críticas e mobilização social contra a medida.

Flexibilização de leis ambientais

Citando o governador petista do Piauí como alguém “distante das lutas sociais em defesa do meio ambiente”, o site informa que Rafael Fonteles encabeça uma “ofensiva para reformar e “flexibilizar” as leis ambientais do estado”. 
O projeto começou a tramitar dia 29 de abril na Assembleia Legislativa e tem como relator Francisco Limma, um deputado do PT que já teve uma militância socioambiental.

Foto: ReproduçãoPatrulheiro J. Arcoverde…não, não. É o deputado Júlio, recebendo policiais rodoviários. Mas vai que ele 2026 ele não volta para a Câmara!!!!
Patrulheiro J. Arcoverde…não, não. É o deputado Júlio, recebendo policiais rodoviários. Mas vai que em 2026 ele não volta para a Câmara!!!!

A boiada 

Segundo o site Ocorre Diário, coletivo de jornalistas, ambientalistas, cientistas e até a defensoria pública criticam vários artigos da proposta.
O site pernambucano afirma que a proposta lembra a “boiada” idealizada por Ricardo Salles, o ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro.

Licença “cautelar”

No projeto encaminhado pelo governador para flexibilizar normas ambientais, cria-se um “licenciamento ambiental de natureza cautelar”, cuja emissão seria feita diretamente pelo secretário de Meio Ambiente, sem necessidade de um aporte técnico, caso a “morosidade do licenciamento ofereça  prejuízos ao empreendedor ou ao estado”. 
Segundo o defensor público Humberto Rodrigues, o dispositivo proposto é inconstitucional e, na prática, seria o fim do licenciamento ambiental.

Multas perdoadas

Outra proposta no projeto assinado pelo governador Rafael Fonteles encaminhado aos deputados estaduais é o que prevê anulação de multas decorrentes de infrações ambientais cometidas no curso do pedido de licenciamento. 
Em situações como essa, se uma empresa ou empresário cometer crime ambiental depois que tiver dado entrada no pedido de licenciamento, o valor da multa seria reduzido em 95%, o que para o professor Davi Pantoja, da Universidade Federal do Piauí,  praticamente representa uma isenção e desmoraliza a multa como instrumento de coibição dos crimes ambientais.

Foto: ReproduçãoSilvio Mendes depois da cirurgia com todos que participaram
Silvio Mendes depois da cirurgia com todos que participaram

Dinheiro da China 

Na bolha de seus eleitores e adjacentes, Milei se vende como ultraliberal que combate o comunismo fantasmagórico e ridículo igual a ele próprio.
No mundo real manda imprimir notas na China governada pelo Partido Comunista, que faz qualquer coisa mais barata que os velhos capitalistas.

Não é falso? 

Bom, se nesses novos tempos as pessoas se referirem ao que é produzido  na China como coisa falsa, quem vai querer o dinheiro argentino? 

Lembram da enchente ? 

Numa dessas enchentes em Teresina o então ministro da Integração  Nacional, Geddel Vieira Lima sobrevoou as zonas alagadas e na volta para Brasilia teve a desfaçatez de afirmar que o governo federal estava aguardando os “projetos” do governo estadual para liberar o dinheiro para os flagelados. 

Olha o que disse Tebet 

Assim faz a ministra do Planejamento  Simone Tebet, dizendo que o dinheiro federal não vai sair agora porque depende das demandas dos prefeitos gauchos. 
E ela própria completa: “os prefeitos nem sabem o que pedir porque a água ainda não baixou”.

Marcelo Pistola

Passado um dia da volta de Marcelo Castro a São Raimundo Nonato (teve que ir lá pra transferir o título eleitoral) as razões vão aparecendo.
 Parece que não foi só por desacreditar de Fábio Novo e ir tentar eleger o parente em sua terra natal, entrando numa guerra com Hélio diabinho.
Pronto, guerrear com o diabo não deve ser nada interessante.

Foto: SenadoMarcelo Castro
Marcelo Castro cobra de Rafael mais obras para a empresa da família. Fala-se em rompimento no futuro

Cuspindo abelhas 

Circula nas rodas políticas que o Senador estaria full pistola (como se diz na gíria atual, se fosse nas antigas seria cuspindo abelhas africanas) com o Governador Rafael Fonteles pelo fato de estar diminuindo consideravelmente o faturamento da empresa da família,  a construtora Jurema, no governo do estado. 

Marcelo não aceita mais a desculpa de que era necessário um tempo para que as contas de campanha sarassem, sendo necessário, para tanto, uma concentração em algumas poucas empresas as grandes obras.

Zolpidem 

A família Castro foi escanteada até nos órgãos que comanda e a paciência do Psiquiatra não tem mais zolpidem que dê jeito. 
O gesto é um recado claro de que ele não conta mais com o Governo para fazer sua roda girar e está investindo alto, tal qual Georgiano Neto, em aumentar o número de prefeituras para poder trabalhar suas emendas. 

Aliança até com Ciro

Já se fala na junção desses dois grupos políticos, com Ciro Nogueira e Wellington Dias no futuro para fazer frente a rede de arrasto que tem se tornado o esperto Governo de Rafael Fonteles.

Novos momentos do Teresina 

O capo di tutti capi do Grupo Claudino, João Claudino Jr, reuniu plateia que destacou como sendo de “grandes empresários”, para mostrar os “novos momentos” do Teresina Shopping. 
Ou seja, anuncia novidades para tirar o shopping de momento de quase abandono. 

Foto: ReproduçãoJoão jr falando em “novos momentos” do Teresina Shopping
João jr falando em “novos momentos” do Teresina Shopping

Que novidades são essas? 

Claudino Jr lançou ali a campanha “novos momentos”, para destacar as histórias de sucesso do grupo, claro, quando era comandado pelo gigante ‘seu Joao’ Claudino e o irmão Valdeci.

As transformações de lá para cá, no comando do Júnior, foram ruinosas, que agora ele quer mudar.!

Shopping do teresinense 

“O Teresina Shopping está sempre em evolução, e chega aos 27 anos de trajetória (...) Os Novos Momentos reforçam nosso compromisso em ser o shopping da vida de todos os teresinenses”.

Não está sendo mais. Os teresinenses há muito não encontram lá o que tem buscado. 

Pode ser que com os “novos empreendimentos” anunciados, volte a ser. 

Empregado sindical 


Empregado de terceirizada lotada na Secretaria da Fazenda pagava até mês passado contribuição sindical de R$ 5,00.
Um escreveu à coluna que neste mês houve desconto de R$ 116,00.  

Senna no Senado

O Senado realiza nessa sexta-feira uma sessão solene para celebrar a memória de Ayrton Senna, tricampeão mundial da Fórmula 1.
Senna morreu 30 anos atrás em um acidente na Itália.
Na homenagem do Senado devem comparecer familiares do piloto e representantes do instituto que leva o nome dele.


A crônica do Eugênio "Gurgueia" 

O termo "brasileiro", indicativo de profissão e não de nacionalidade, de pertencimento a uma terra natal, a uma pátria, rima com "fuleiro", "punheteiro", "puteiro" e outros "eiros" igualmente desvalorizadores do nosso povo brasiliano e da nossa "pátria amada", a Brasília, nome que sugerinos em substiuição ao nome Brasil. Brasília e povo brasiliano, a exemplo de Itália e povo italiano, que vêm  dos antigos e históricos Império Romano, Roma e Latim, raízes da nossa pátria brasiliana, da nação brasiliana. Em todo o mundo, em relação aos gentílicos de todos os países só existe "eiro", que, infeliz e lamentavelmente, rima com boeiro de esgoto, no nosso Brasil, que rima com "Bostil" (daí o porquê de ser de excelente alvitre, sem falsa modéstia, a substituição do nome Brasil por Brasília, como sugerimos, propomos). A propósito, este que vos fala não é "brasileiro", mas, sim, brasiliano, graças a DEUS! Civismo, militarismo, patriotismo, nacionalismo, republicanismo, conservadorismo e cristianismo, especialmente o nosso cristianismo católico apostólico romano, sempre, com a graça do Nosso Pai, Criador, Senhor e Redentor, Salvador! Tenho dito!*

Comente

Pequisar