Ciro Nogueira condena radicalismo de “direita fundamentalista”
Sem citar nomes o senador mira encontro de Milei com Bolsonaro e extrema direita em Santa Catarina
Fundamentalistas
Em postagem na rede social X (ex-Twitter), o senador Ciro Nogueira (PP) condenou o que chamou de “correntes mais fundamentalistas da direita brasileira”.
Ao analisar a eleição francesa, em que a extrema direita foi derrotada, o senador disse que deve servir como lição.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Setores radicais
Sem citar nomes e escolhendo as palavras, o ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro afirmou que setores radicais de direita, que possuem tentações majoritárias e dominantes, procuram o tempo todo os que pensam diferente, ainda que tenham “inúmeros pontos de convergência com pontos centrais de sua agenda”.
Foco errado
Ciro Nogueira diz que existe uma percepção equivocada de “setores conservadores identificados com premissas liberais clássicas, com princípios econômicos, mas que não enfatizam, por exemplo, questões de costumes, são muitas vezes estigmatizados pelas correntes mais fundamentalistas da Direita brasileira.”
Parece ser o caso de boa parte do bolsonarismo, que defende uma pauta de costumes que assusta os eleitores.
Sem pensamento único
No dia em que Bolsonaro, filhos e Javier Milei se reuniam em Balneário Camboriú, o ex-ministro postava no Twitter um apelo à moderação da direita dominada por sectários:
“Os acontecimentos da França demonstram é que a construção de uma maioria exige mais do que convicção. Exige a capacidade de congregar em torno de um projeto nacional, de uma nação que não possui um pensamento único, mas múltiplo, um projeto maior do que o de qualquer corrente”, disse Ciro Nogueira.
Abram o olho
Para Ciro Nogueira, a prática de uma “direita fundamentalista” pode levar a mais derrotas, porque considera que “mesmo setores que partilham valores comuns podem ser lançados pela dinâmica de rejeição da polarização a uma lógica plebiscitaria em que o extremismo se torne pior do que a união de forças contra ele”.
Alerta
O senador do Piauí parece ter compreendido que o discurso radical, racista, homofóbico, xenófobo e contrário a avanços civilizatórios é um tiro no pé.
Disse ainda Ciro Nogueira, no X: “Para aqueles da Direita brasileira que entendem que ela é o começo, o meio e o fim, fica o alerta da França: a democracia não possui um único caminho quando o extremismo se apresenta como a direção inevitável”.
Teresina verde
Sob a liderança de Sílvio Leite, pelo menos 70 pessoas devem se reunir dia 10 de julho no auditório do Dnit, para assinarem a carta compromisso do Movimento Teresina Verde que Te Quero Verde, que proporá a arborização das BRs-343 e 316 com espécies nativas e a troca, em dois anos, de todas as árvores exóticas por plantas nativas em condomínios de casas e apartamentos.

Quilombolas 1
Portaria do Incra publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União reconhece 46 famílias do Território Quilombola Sumidouro, área de 927 hectares, localizada nos municípios de Queimada Nova e Lagoa do Barro do Piauí.
Quilombolas 2
Outra portaria reconhece o território Quilombola denominado Fazenda Nova, com área de 6.310 hectares, no município de Isaías Coelho, já titulado e reconhecido pelo estado do Piauí.
Modo de agir
A prefeitura da cidade de Osasco baixou decreto proibindo que os guardas da GCM apliquem o mortal golpe “mata leão” na abordagem ou contenção de pessoas.
Ah, outros tipos de ações podem, como usar porretes no lombo, esbofetear etc
O perseguido
Mão Santa passou a se queixar de perseguição do governo Rafael.
De fato, para ganhar uma de suas cinco apostas, que é a eleição de Dr Hélio, para prefeito, Rafael invadiu Parnaíba com obras de saneamento.
Faz calçamento nos bairros.

O protesto do advogado
Numa espécie de “ode a Piripiri”, uma homenagem pelo aniversário da cidade (4/7) o advogado Eugênio Monteiro, denuncia a infestação de gangs criminosas na cidade e sua má administração.
No vídeo, Monteiro, primo da prefeita Jove, fala da má gestão e diz que no palácio administrativo construído por Luís Menezes (a sede da prefeitura) o povo vão pode entrar.
Quem está de fora desconfia que Monteiro fez opção nessa eleição. Que não será ao lado da prima.

Caso Pacovan
As atenções do início desta semana são para a delegacia geral da Polícia Civil do Maranhão.
Para se saber quem são os matadores do agiota Pacovan, morto no mês passado, a tiros, na cidade de Zé Doca.

Sem nomes
O Jornal Pequeno divulgou que o crime havia sido esclarecido, sem citar nomes dos supostos autores.
Pelas imagens das câmeras do posto de combustível onde Pacovan foi abatido, ficou fácil identificar os dois sujeitos que dispararam contra a vítima.
Eles apenas cobrem os rostos, mas deixam a mostra seu expecto físico, que pode levar facilmente s identificação.