Caiado e Fonteles dividem pódio de melhor avaliação de governadores
Ronaldo Caiado, de Goiás, está em primeiro lugar e Rafael, do Piauí, em segundo
Caiado, o bem-amado
Ronaldo Caiado (União Brasil) é o governador mais bem avaliado do país pelo segundo ano consecutivo, segundo o Atlas Ranking Governadores.
Em segundo lugar vem Rafael Fonteles (PT), que avançou dez posições na lista em relação a 2023.
O mandatário goiano tem aprovação de 75% dos eleitores de seu estado – com menos de um quinto de desaprovação. São 17% os eleitores que o desaprovam e há 8% que não sabem ou não opinam.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Rafael, o segundo
Rafael Fonteles tem 68% de aprovação e 25% de desaprovação
– o que faz dele o mais bem avaliado governador do Nordeste, onde o Atlas Ranking dos Governadores o coloca na primeira posição, seguido por João Azevedo (PSB), da Paraíba, com 59% de aprovação, quinto colocado na lista.
Podium
A medalha de bronze na melhor avaliação pelos eleitores ficou com o governador Mauro Mendes (União Brasil), com 64%, seguido por Jorginho Melo (PL), de Santa Catarina, com 60%,
Top 10
Completam a lista dos dez mais bem avaliados governadores, os mandatários do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 58%; do Tocantins, Wanderley Barbosa (Republicanos), com 57%; do Ceará, Elmano de Freitas (PT), com 56%; do Paraná, Ratinho Jr (PSD), também com 56%; e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 53%.
Bem bom
Caiado e Fonteles empatam no percentual de eleitores que consideram suas gestões boas ou ótimas, ambos com 54%. Porém, o governador de Goiás fica melhor situado porque tem apenas 10% de ruim ou péssimo, enquanto Fonteles tem 18%.
Governo ruim
Na taxa de avaliação ruim ou péssima quem “lidera” é a potiguar Fátima Bezerra. A governadora do Rio Grande do Norte tem 49% dos eleitores de seu estado dizendo que seu governo é ruim ou péssimo, com 23% de regular e 27% de ótimo ou bom.
Empatam em segundo lugar na pior avaliação (ruim e péssimo) os governadores de Roraima, Antonio Denarium (PP) e no Rio Cláudio Castro, com 45%.
Os negativados
Na parte de baixo do rankinh, o governador com pior avaliação hoje é Wilson Lima, (União Brasil), do Amazonas, com 69% de desaprovação. Lima despencou 11 posições no Ranking em relação a 2023 e agora segura a lanterna.
À frente dele, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), tem a desaprovação de 60% dos eleitores fluminenses, com 36% de aprovação.
A pesquisa
Para obter os resultados de avaliação dos governadores, A pesquisa Atlas ouviu 29.694 pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 15 de julho e 4 de agosto.
A consulta envolveu formulários online, usando a metodologia de recrutamento digital aleatório da Atlas, com margem de erro varia de 1% a 5 % para mais ou para menos, de acordo com o número de habitantes do estado – quanto mais populoso, menor a margem de erro.
Amizade e luto
Humberto Campos Alencar, copiloto do avião da VoePas que caiu em Vinhedo (SP), matando 61 pessoas, tinha ligações com Esperantina, onde o pai dele nasceu.
O ex-prefeito da cidade, José Ivaldo Franco, amigo de longa data do aeronauta morto lembra que Alencar sempre manteve frequentes contatos com a cidade.
“Uma perda irreparável, poid se tratava de uma pessoa muito boa”, disse o ex-prefeito e empresário.

Amizade antiga
“Toda vez que eu ia a São Paulo o Humberto me dava atenção e assistência, coisa que somente uma pessoa boa e generosa faz por você”, disse José Ivaldo ao lamentar a morte do amigo.
Ivaldo lembra que a família de Humberto é da localidade rural Várzea, tendo o pai, Bernardo, mudado para São Paulo ainda nos anos 1950.