Jogo de faz de contas

Jogo de faz de contas

Na política, costuma-se dizer, que cada eleição é diferente da anterior. 

A sucessão do prefeito Firmino Filho, por uma série de conjecturas, nesse interregno de apenas cinco meses tudo leva a crer que a coalizão eleitoral formatada na eleição de 2018 , não se repita mais. 

Naquela eleição, o senador Ciro Nogueira era o senhor plenipotenciário da Esplanada dos Ministérios, tendo o partido que preside nacionalmente, O Progressista, abocanhado de porteira fechada os Ministérios mais importantes da República , tais como, Saúde, Cidades, Agricultura e o super ministério, a Caixa Econômica Federal, financiadora de todos os projetos de infraestrutura e saneamento em todo o Brasil. 

Até mesmo a GEAP, plano de saúde de todos os funcionários públicos federais, ficou nas mãos do Senador Ciro Nogueira , nos 33 meses da administração Michel Temer.

A militância do Partido dos Trabalhadores no Piauí, dada a situação de penúria total junto ao governo federal, oposição ferrenha a Michel Temer, teve que engolir atravessado a coligação que tinha o principal algoz de Dilma Rousseff, Ciro Nogueira, como candidato ao Senado Federal, condição imprescindível para a eleição de Wellington Dias.

O poderio politico-financeiro de Ciro Nogueira era tão grande, que a segunda vaga ao Senado , ele garantiu para o deputado federal Marcelo Castro, já que, todas as pesquisas feitas durante todo o ano de 2018, umas das vagas para o senado, apontava para a eleição do ex- governador Wilson Martins. 

Tudo isso é passado.

Agora, para a próxima eleição, o cenário virou de ponta-cabeça, com o senador Ciro Nogueira indicando um deputado estadual do seu partido, para compor o secretariado do prefeito Firmino Filho, numa clara demonstração de que , aquela aliança de 2018, não se repetirá. 

É provável que Ciro Nogueira e Wellington Dias durante o ano em curso, ainda mantenham as aparências de uma união política, em troca de alguns cargos que o Senador Ciro detém na estrutura administrativa do Estado, cargos estes, ocupados por seus fiéis seguidores.

É isso.

Comente

Pequisar