O mundo mudou ou ainda está mudando?

O mundo mudou ou ainda está mudando?

O Termômetro costuma ser a Semana Santa? A percepção clara na América Latina é o vivenciar de uma semana tradicional? E quem estipulou esta semana tradicional? Os bastidores são muito mais evidentes do que o mero publicizar de fatos e acontecimentos? Fora as “matérias pagas” a “peso de ouro”; procure evidencia das forças estruturais de uma sociedade em contínua transformação sócio-religiosa. Pense! 

Segundo Justo L. González o Século 19 foi – ainda mais do que o 16 – o século mais conservador na História do catolicismo romano. Em face de um mundo em rápidas mudanças a Igreja Católica escolheu – pelo menos oficialmente – formular um entendimento de si mesma que refletiu condições não mais existentes no mundo. Em um tempo de crescente ceticismo e questionamento de toda autoridade, o Papa foi declarado infalível. Quando o nascimento virginal de Jesus estava sendo questionado, O Papa proclamou a imaculada concepção de Maria. A Europa estava sendo inundada com novas e radicais ideias, e a Igreja ainda confiava no Index e no Sant o Ofício para combater aquelas ideias. Quando formas modernas da pesquisa crítica foram desenvolvidas, Roma condenou aqueles que tentaram relacioná-las com questões religiosas. Tudo isso provê alguma justificação para a visão comumente sustentada entre os Protestantes; que a Igreja Católica era uma das forças mais reacionárias no mundo. Ainda hoje é uma das forças reacionárias? Quem sobreviver e Escreverá esta História?

O que é uma força reacionária? Como se define uma instituição reacionária? O que é um reacionário? Segundo Durval Muniz de Albuquerque Jr., historiador, professor e escritor; um reacionário se define por sua posição diante da mudança, da transformação, da descontinuidade social, cultural e histórica. Ser partidário da reação ao processo revolucionário foi origem do termo, adotado na gramática política para nomear, a partir daí, todo aquele que defende o status quo, que defende certo imobilismo social, que defende privil&eacu te;gios e hierarquias, que tende a ver a ordem social presente como aquela que deve permanecer e se perpetuar. Um reacionário tende a temer a História, a passagem do tempo, pois, investe na necessidade de segurança que a continuidade de uma dada forma de organização social implicaria. O que um reacionário esquece é que toda forma que se enrijece e que não se renova, tende a rachar e perecer por falta de oxigenação e de renovação. Somente as Escrituras são autoridade de fé e prática do Cristão. Aproveite a Semana Santa pra estudar e ler bastante. PENSE! 

O mundo mudou ou ainda está mudando? Depende muito do aspecto analisado. O mundo Cristão mudou ou está mudando? O próximo censo no Brasil evidenciará uma República Federativa completamente diferente em seu aspecto religioso! Contra fatos não existirá argumento; eis a realidade que está nascendo. Sinais são evidentes. Reações continuarão existindo? Somente quem VIVER verá para perceber a NOVA HISTÓRIA! 

Boa Leitura! E Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8, 32

Comente

Pequisar