“Filosofia de Vida”
“Filosofia de Vida”
Para que serve a Filosofia? Uma boa pergunta! A resposta vem pelo pensamento de René Descartes, filósofo, físico e matemático francês, autor da frase “Penso, logo Existo”, e de Gilberto Vieira, respectivamente: - “Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir”; - “Podemos nos separar na política, na religião, nos esportes... no amor ou na guerra... Mas, na filosofia todos sempre iremos nos encontrar”.
Epicteto, o filósofo grego que viveu a maior parte de sua vida a serviço do imperador romano Nero como escravo, deixou-nos provas insofismáveis: “Não é aquele que lhe diz injúrias quem ultraja você, mas, sim, a opinião que você tem dele. Se você ignora quem o insulta, você lhe tira o poder de chateá-lo”. Para Epicteto, "se alguém lhe disser que uma certa pessoa fala mal de você, não se justifique sobre o que é dito. Apenas responda: 'Ele ignora minhas outras falhas, senão não teria mencionado só essas'".
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Para o gênio Charles Chaplin, “Filosofia de Vida” é “falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final”. Deixou-nos uma pérola: “Durante a nossa vida, conhecemos pessoas que vêm e que ficam; outras que vêm e passam. Existem aquelas que vêm, ficam e depois de algum tempo se vão. Mas, existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...”. Filosofia pura!
Da vastidão literária colhemos o ensinamento de que “Filosofia de Vida” é um conjunto de ideias ou de atitudes que fazem parte da vida de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Condutas que regem a forma de viver das pessoas. Quando dois indivíduos discordam sobre vários temas, suas filosofias de vida entram em choque - e, normalmente, este choque é causado pelas diferenças culturais.
Também da literatura sobressai-se a tese de que a expressão “Filosofia de Vida” também pode ser substituída por "Estilo de Vida". No final das contas, ambas são sinônimas. Porque o conceito de Filosofia relaciona-se à busca incessante pela sabedoria, buscando, também, o autoconhecimento e as normas e teorias que possam atribuir certa estabilidade para a vida das pessoas.
Por que você precisa de uma “Filosofia de Vida”?
Jerônimo Mendes, administrador, escritor e professor universitário, palestrante com mais de 35 anos de experiência, tem explicação convincente: “Quando aquele que ouve não sabe o que quem fala quer dizer, e quando aquele que fala não sabe o que ele próprio quer dizer, isso é filosofia” - escreveu o francês Voltaire, um dos grandes filósofos iluministas do Século 18. Para que as palavras de Voltaire não se materializem em você, “uma filosofia de vida que considere a verdade e a consistência é tudo o que você deve praticar para crescer pessoal e profissionalmente, e dormir tranquilo”.
“(...) Pausa para reflexão: se você pensar bem, não é a chuva, o calor, o chefe, o cônjuge, o carro, a profissão, o casamento, as crianças ou o emprego que você escolheu mal. O problema é simplesmente você! Portanto, não tente transferir para os outros os resultados que somente você, e mais ninguém, poderá reverter com a tomada de uma atitude sensata. Essa atitude é o que eu chamo de filosofia de vida consistente e duradoura. (...) As palavras de Epicteto, filósofo da Grécia Antiga, encerram a nossa lição de hoje: “A essência da filosofia é que um homem deve viver de maneira que sua felicidade dependa o mínimo possível de coisas externas”.
Pela conclusão de André Lisboa, professor e filósofo, especialista em Educação Ética e Política, "a Filosofia é uma proposição para a vida. Um meio não apenas de defini-la como um discurso, mas uma forma de praticá-la. Segundo o filósofo francês Pierre Hadot, a Filosofia é um exercício espiritual. A filosofia é uma forma de vida, não se resume a meras palavras. Era essa a transformação que Sócrates defendia, uma mudança radical na forma de ver o mundo".
Diferença entre Filosofia e “Filosofia de Vida”
A Filosofia é baseada nos valores do conhecimento e da conduta humana. Vem do grego que significa “Amor à Sabedoria”. É o saber de causa e efeito através da razão. “Sophia” quer dizer sabedoria e dela vem a palavra “sophos”, que quer dizer sábio. Portanto, Filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber... Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras (que viveu no Século V, antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia.
Já “Filosofia de Vida” nada mais é do que um estilo de viver adotado por determinada pessoa. Aprendizado ou autoconhecimento através de uma jornada, que tende a ir mudando e melhorando. Experiência de vida construída ao longo dos anos, de natureza progressiva com maturação mental e espiritual, tendo por base uma crença ou não, uma doutrina ou não.
Influência da Filosofia na “Filosofia de Vida”
Embora uma seja doutrina e a outra um estilo de vida, uma forma de viver pessoal, a influência da Filosofia na “Filosofia de Vida” é preponderante. Inquestionavelmente! E jamais deve ser ignorada. É assim que encara o filósofo Wigvan Pereira, para o qual "se o homem tem em sua natureza o desejo de conhecer, quando ele faz pergunta, ele faz Filosofia. Se essa pergunta continua a ser feita é porque é um desafio a tentativa de respondê-la".
Conclusivamente, a Filosofia é a origem dos saberes. Mediana ou intelectualmente, pelos saberes edificamos nossa “Filosofia de Vida”, nossa forma de seguir vivendo e sobrevivendo. Como diz o pensador Antonio Francisco, “o caráter de uma pessoa não é conhecido num ato, mas num estilo de vida”.
Alguém haverá de questionar ou de se questionar: “Quais são os saberes?” - Conhecimentos, reunião do que expressa sabedoria, sapiência, experiência de vida,... Conjunto de informações sobre algo, sobre pessoas, sobre tempo,... Ah! A Filosofia existe para que possamos viver melhor; ou sofrer menos. Segundo Aristóteles, o ser humano precisa exercitar constantemente o melhor que tem dentro de si. Cultivando boas virtudes como “Filosofia de Vida”.
”Todo homem é na realidade dois homens - o homem que ele é e o homem que ele quer ser” (William Feather, editor e autor americano).