O que é o pecado? o que é santidade?

O que é o pecado? o que é santidade?

Pecado! O que é isso mesmo indagar-se-à um cético pós moderno? Ora mais; pecado é pecado independentemente do contexto temporal. Segundo J. C. Ryle Pecado é “a falha e a corrupção da natureza de cada ser humano, naturalmente produzida pela natureza de Adão em nós, pelas quais o homem muito se afasta da retidão original, pois faz parte de sua natureza inclinar-se para o erro, de tal modo que a carne sempre milita contra o espírito; e assim sendo, o pecado merece a ira e a condenação de Deus em cada pessoa que nasce neste mundo”. Em suma, o pecado é aquela vasta enfermidade moral que afeta a raça humana inteira, em todas as classes, níveis, nas nações, povos e línguas – uma enfermidade da qual apenas um único homem esteve isento. Precisamos dizer que esse único Homem foi Jesus Cristo? Meu amigo você vem falar de pecado no século XXI? SIM.

No tocante à extensão da enfermidade moral do homem, chamada pecado, diz J. C. Ryle, cuidemos para não errar. A única base segura é aquela dada pelas Escrituras. “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”; Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Gn 6.5; Jr 17.9). O pecado é um mal que permeia e percorre todas as partes da constituição moral, bem como cada faculdade da mente. A compreensão, os afetos, o poder de raciocínio, a vontade; tudo está, em certa medida, infeccionado pelo pecado. O seguidor do senhor está sem pecado; indaga o ímpio?  

O Seguidor do SENHOR está sempre de coração limpo e sem pecado? A expressão quem não tem pecado que atire a primeira pedra não tem valor? TEM; mas não deve servir de justificativa para que os homens públicos não tomem decisões acertadas em suas vidas. Em contrário dos pecadores e ímpios; os seguidores de CRISTO não devem buscar justificativas para a determinação do pecado. A Santidade – sem a qual ninguém verá o Senhor – deve ser buscada; independentemente de período temporal cronológico. Sabia? Sim, mas o que é mesmo Santidade? É o hábito de ter a mesma mente de Deus à medida que tomamos conhecimento da sua mente, descrita nas Sagradas Escrituras!

Um Homem pode ser bem sucedido sem jamais experimentar a verdadeira santidade. Não se trata de conhecimento – Balaão tinha conhecimento. Também não se trata de se dizer adepto de Jesus Cristo – Judas Iscariotes professava-se cristão. Também não se trata de realizar muitas coisas – Herodes realizou muito. Também não se trata de zelo acerca de certas questões – Jeú mostrou-se zeloso quanto a tais questões. Também não se trata de moralidade ou de respeitabilidade – o jovem rico caracterizava-se por tais virtudes. Também não se trata de sentir prazer em ouvir – os judeus dos dias de Ezequiel tinham tal prazer. Também não se trata de companhia de pessoas piedosas – Joabe, Geazi e Demas desfrutaram de tal companhia. Entretanto, nenhuma dessas pessoas mencionadas foi santa! Essas coisas, por si só, não caracterizam a santidade. Um homem pode ter todas essas coisas e jamais chegar a contemplar o Senhor. Por isso Leia A Sagrada Escritura! Segundo J. C. Ryle A Santidade é o hábito de ter a mesma mente de Deus à medida que tomamos conhecimento da sua mente, descrita nas Sagradas Escrituras. Sejamos SANTOS!

Comente

Pequisar