31 de outubro: Dia da Reforma Protestante
31 de outubro: Dia da Reforma Protestante
Quem foi Martinho Lutero? Até antes da Reforma; um simples monge Agostiniano, em meio a milhares de “devotos religiosos”. Mais o que de fato aconteceu? Lutero vivia atormentado pelo fato de a Igreja de Cristo está ornada de apetrechos irrelevantes. Certo dia o mesmo à luz da Sagrada Escritura resolve afixar suas 95 teses e desafiar o maior poder da face da terra; naquele período. Imagine você, nobre leitor; o que não ofereceram aos Agostinianos naquela época? Somente Deus realmente sabe o que aconteceu nos bastidores! Certo é que a Reforma aconteceu. E o que acontece depois é mais enfatizante ainda do que Martinho Lutero fez. João Calvino não somente rompeu de fato com a Instituição mais poderosa da face da terra, mas sobretudo deu prosseguimento ao maior acontecimento da História. E quem mais o ajudou? A Imprensa. A valorosa IMPRENSA!
O que caracteriza uma Igreja REALMENTE Reformada? Os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Solis Deo Glória (Somente a Deus Glória).O povo de Deus deve pregar e ensinar que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que somente A Sagrada Escritura é a regra de fé e prática da vida do cristão, e que todo cristão deve viver e ser orientado pela meditação e leitura das Sagradas Escrituras.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Povo de Deus deve adorar somente a Jesus, o Cabeça da Igreja, o Salvador e Senhor de nossas vidas, e assim toda honra, glória e louvor devem ser dados a Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Essa adoração exclusiva a Jesus Cristo expulsa o misticismo, o sincretismo, a compra de indulgências e a idolatria. Para os Reformados só há adoração a Cristo Jesus, Senhor e Salvador de nossas almas. O povo de Deus deve ser alimentado pela graça de Deus. Somos chamados ao seu Reino através da graça, o favor imerecido que nos oferece a salvação por meio da fé, que nos comunica que Deus fez tudo em nosso lugar, e que Ele (DEUS) nos ama com amor eterno. A Reforma nos deixou esse legado: somos salvos pela graça e não por obras ou por “qualidades pessoais”. A Reforma Protestante reafirma a certeza e segurança de que somos salvos pela FÉ, e que vivemos pela FÉ confiados na graça de Deus e no sacrifício de Cristo Jesus. A Glória por tudo isso pertence somente a Deus, pois o Senhor não divide Sua Glória com ninguém. A Reforma Protestante lembrou os cristãos que fomos criados para a Glória de Deus e que devemos viver para a Glória de Deus. A Reforma Protestante tirou a Igreja de Cristo do desvio de rota em que estava e a trouxe de volta para o caminho.
Sim mas não existem eleitos em outras Igrejas? Agostinho não era Protestante; Inácio de Loyola também NÃO. Os eleitos estão espalhados e somente Deus sabe onde eles estão. Ser Crente de Verdade é seguir os caminhos de Cristo de Jesus. Mas sendo assim não precisa freqüentar uma Igreja? Tem que freqüentar! Uma Igreja Reformada nos garante a presença real de Cristo Jesus através de sua pregação e nos protege contra os ímpios!
Frases de Martinho Lutero: “Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno”. “A paz, se possível, mas a VERDADE, a qualquer preço”.