A vida de Paulo - O grande amigo de Deus
A vida de Paulo - O grande amigo de Deus
Você já leu algo sobre Paulo além das Sagradas Escrituras? Existem livros fascinantes sobre a História deste grande amigo de Deus. Paulo era cidadão Romano; culto, muito inteligente e foi aluno de Gamaliel. Segundo Jerome Murphy-O’Connor se sua família e a sinagoga explicam a educação religiosa de Paulo, como se explica sua educação secular? A resposta mais simples é que teria freqüentado uma escola de ensino superior, uma universidade de Tarso. Como convinha a uma cidade sedenta de instrução, no primeiro século essa grande instituição de ensino se equiparava às de Atenas e Alexandria, as mais eminentes escolas superiores da Antiguidade. Porque muitos se esquecem de falar sobre estes detalhes? O conhecimento em pleno século 21 ainda é fator divisional?
Paulo, depois de sua conversão, tinha realmente grande amor por Cristo Jesus. De acordo com Jerome Murphy-O’Connor – em a História de um Apóstolo - dois traços do caráter de Jesus impressionaram Paulo. O primeiro foi a total dedicação de Jesus a sua missão. Paulo admira a lealdade de Jesus (2Ts 3,5) e sua fidelidade (Gl 2, 16-22). Mesmo diante de crescente hostilidade, Jesus nunca titubeou: sua vida era um firme SIM no cumprimento da promessa de seu Pai (2Cor 1,19). A base da plena confiança em Jesus era a verdade do Cristo (2Cor 11,10). O próprio Jesus era o modelo do que ensinava (Rm 6,17).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Quem se atreve a ser leal e fiel até a morte nos dias de hoje? Muitos negam o Cristo Jesus até mesmo em seus trabalhos e convivências sociais. Ter Cristo Jesus no Templo é algo fácil. O que move conversões nos dias de hoje? A capacidade testemunhal de viver realmente como Cristo Jesus viveu. Viver distante da piedade afasta literalmente as pessoas do templo. A vida de Paulo – O grande amigo de Deus é uma vida que com certeza ainda hoje converte letrados, intelectuais e formadores de opinião na sociedade. E isso é BOM!
O segundo traço da personalidade de Jesus foi sua singular auto-compreensão, que poderia parecer frieza; mas não era isso que Paulo via no modo com que Jesus se relacionava com os outros. Os modos de Jesus tinham a marca da gentileza e dedicação (2Cor 10,1); tratando com os outros, Jesus mostrava ternura (Fl 1.8). As necessidades alheias vinham em primeiro lugar, porque Ele não vivia para seus gostos pessoais (Rm 15,3). Pelo contrário, entregou-se totalmente aos demais por amor (2Cor 5,14; Gl 2,20).
É incrível como DEUS sempre sabe o que faz. Não lembramos de ter nos desbruçado tanto sobre a vida dos apóstolos, a vida dos seguidores de Cristo. Hoje, corremos avidamente em busca de cada livro SÉRIO sobre a Biografia dos verdadeiros seguidores de Cristo Jesus. Porque a palavra verdadeiros? Porque muitos dizem crê em Cristo; mas pouquíssimos são capazes de VERDADEIRAMENTE morrerem por Cristo
Seguir a CRISTO JESUS é algo REALMENTE SÉRIO! O mundo ainda hoje não gosta dos ensinamentos de Deus. A fraternidade e solidariedade não geram lucros; pelo contrário pode unir pessoas e desconstruir todo um “sistema estrutural de fato Opressor”.
Frases de Paulo: Tudo posso naquele que me fortalece. Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.