Nossa gente, Nossa história: a invasão norte americana em São Miguel do Tapuio
Nossa gente, Nossa história: a invasão norte americana em São Miguel do Tapuio
Em 1969 São Miguel teve o seu dia de grande agitação e que não era motivada por nossas acirradas disputas política. É que do nada apareceu no Céu um helicóptero tentando pousar em terras tapuiense.
A cidade estava tranquila, mas logo entrou em euforia com o surgimento daquela máquina voadora.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A correria foi geral, numa mistura de medo e alegria, pois para a maioria de nosso povo aquilo era uma grande novidade.
A todo momento o piloto tentava pousar o helicóptero no então vão entre a Igreja e a praça da matriz, porém quando aproximava-se do solo, enquanto parte da população corria com medo, outra ia alegremente para cima do local que a aeronave tentava pousar, não permitindo assim as manobras do piloto.
Após as inúmeras tentativas, os norte americanos tiverem que pousar a aeronave longe da aglomeração e escolheram o Campo do Corrente, na área geográfica do riacho da Tiririca, na região por trás do Banco do Brasil.
Após conseguirem pousar e com o auxílio de um guia e tradutor, eles dirigiram-se em busca do prefeito da cidade.
Em reunião com Manoel Evaristo de Paiva , os norte americanos falaram que pela vista de nossa região por satélite,eles tinham fortes suspeitas que na cidade haviam minas de urânio e que queriam permissão para realizarem suas pesquisas.
Permissão dada, eles fixaram moradia em São Miguel do Tapuio, construíram fortes amizades com o nosso povo e até namoram as nossas moças, principalmente aquelas de famílias tradicional.
Os norte americanos também interferirem em nosso costume gastronômico, ao incluírem gias e outros répteis no cardápio de alimentação.
Suas pesquisas foram concentradas principalmente na "rua de baixo", onde perfuraram poços como os jorrantes do tanque e do cemitério, tornando posteriormente aqueles locais pontos turísticos do município, bem como fonte de renda durante décadas, para as nossas lavadeiras de roupas.
Os norte americanos foram embora e levaram amostras de nosso solo, sem ao menos nos dizer que tiverem seus objetivos alcançados ou não.
Hoje, o que nos resta da invasão norte americana é a lenda de que a grande incidência de câncer em São Miguel do Tapuio, é devido a provável existência de urânio em nosso solo, mas que nunca houve confirmação científica para acreditarmos em tal tese.
NOTA:
Narrativa construída a partir do depoimento do Vereador Paiva Junior ao administrador da página. Na época Paiva Junior tinha 8 anos, mas lembra com detalhes do acontecimento.