Patologista geral: tudo sobre a profissão especialista em diagnóstico

Patologista geral: tudo sobre a profissão especialista em diagnóstico

A Patologia é a base da ciência clínica, já os médicos patologistas são especializados na arte e também na ciência do diagnóstico. Esses profissionais de saúde são os responsáveis por examinar os fluidos e tecidos corporais. Ele também faz necropsias e outros testes de laboratório, ele tem a função de ajudar outros profissionais da área da saúde ao determinar o diagnóstico e dessa forma se torna um membro importante da equipe de tratamento. 

O patologista tem um papel muito importante, por exemplo, ao examinar uma biópsia de tecido para determinar se ele é benigno ou se o paciente tem câncer e repassa essas informações com o seu médico que faz os cuidados primários e seguirá com os próximos passos do tratamento. 

Exames de certificação 

Para se tornar elegível para poder realizar os exames de certificação, o médico patologista precisa, após a conclusão da faculdade de medicina e ter no mínimo 3 anos de educação médica avançada em algum programa de treinamento em Residência Médica. Os patologistas no Brasil, são certificados pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). 

Subespecialidades da área de atuação da Patologia

Os médicos patologistas podem praticar em todas as áreas da Patologia e também podem atuar em algumas subespecialidades da mesma, nas quais seriam:
Citopatologia: essa subespecialidade é a responsável pelas alterações celulares na doença. Ela é frequentemente usada para o diagnóstico de neoplasias e também como exame preventivo no rastreamento do câncer de colo de útero. 
Dermatopatologia: este campo é responsável pela interpretação de biópsias de pele. Os resultados podem ajudar a diagnosticar doenças cutâneas mais comuns, como também doenças imunológicas complexas e neoplasias cutâneas.
Hematopatologia: é o estudo de enfermidades, doenças e disfunções sanguíneas.
Mastopatologia: é responsável pelas afecções dos tecidos mamários e ajuda no diagnóstico das neoplasias mamárias e a determinar fatores prognósticos e preditivos de carcinoma invasores. 
Nefropatologia: essa subespecialidade é responsável pela interpretação das biópsias do rim, com a finalidade de diagnosticar doenças renais das mais comuns até as mais complexas. 
Neuropatologia: aqui o estudo é sobre o sistema nervoso, onde a busca é feita por diagnósticos sobre doenças neurológicas e neoplasias. 
Patologia Molecular: é o estudo dos marcadores genéticos através de testes, que podem, por exemplo, determinar o tratamento mais apropriado para os tipos específicos de câncer. 

Curso de patologia 

Os melhores cursos de patologia  têm uma duração média de 21 horas e podem ser feitos online. Neste curso, o aluno vai aprender conteúdos como: tipos de lesão, mecanismos de lesão celular irreversível, mecanismos bioquímicos das lesões, padrões de necrose tecidual, resolução, apoptose, mecanismos celulares de apoptose, inflamação e reparo, distúrbios do sistema hematopoiético e circulatórios órgãos e sistemas, neoplasias e por fim, mas não menos importante, infecções.

O curso deve ser feito por alunos de medicina que ainda estão cursando a faculdade. Ao final, além de um vasto conhecimento dessa especialidade médica, o aluno recebe um certificado com carga horária para complementar as horas extracurriculares. 

Comente

Pequisar