Vendas online seguem em alta, mas consumidores preferem comprar certos produtos presencialmente

Vendas online seguem em alta, mas consumidores preferem comprar certos produtos presencialmente

As vendas online crescem a cada ano e depois do período mais intenso da pandemia, que foi marcado pelo isolamento social e fechamento dos comércios não essenciais, as vendas nos e-commerce dispararam. 

Mesmo com alta nas vendas do comércio eletrônico, há certos produtos que os consumidores ainda preferem comprar presencialmente. Dentre esses produtos estão as peças de vestuário, que podem gerar uma certa dificuldade na hora de comprar por não saber se a peça irá vestir bem e se é confortável. 

Embora o e-commerce brasileiro do setor da moda tenha registrado crescimento nas vendas nos últimos anos, principalmente no período de pandemia, muitos consumidores ainda relatam que preferem comprar roupas em lojas físicas. 

Dentre as principais queixas dos consumidores estão a dificuldade de comprar roupas com base nas medidas informadas pelos e-commerces. Mesmo com a tabela de medidas, oferecida pela maioria das lojas online, os consumidores enfrentam dificuldade em comprar roupas sem poder experimentar. O caimento e o conforto das roupas é um dos motivos pelos quais muitos consumidores de moda preferem comprar em lojas físicas.

Preço baixo e descontos atraem os consumidores no mercado da moda

Para driblar essa dificuldade que os consumidores possuem ao comprar roupas sem poder provar antes da compra, os e-commerces do setor da moda apostam em alternativas para atrair os consumidores. Uma de suas estratégias é o preço baixo, que é possível pela redução de custos que o e-commerce possui em relação a uma loja física.

Além disso, diversas lojas online atraem os consumidores com descontos especiais que possibilitam economizar no frete ou na primeira compra, por exemplo, como é o caso do cupom de desconto da Zattini.

A possibilidade de economizar e de comprar peças de alta qualidade com um preço mais acessível, em comparação com diversas lojas físicas, atrai muitos brasileiros para o mercado da moda online. A cada ano podemos observar que essa resistência em comprar roupas sem provar tem diminuído e as pessoas estão se abrindo mais para conhecer o mercado da moda na internet. 

Outra estratégia que tem sido explorada pelos varejistas online é modernizar o processo de troca de mercadorias. Dessa forma, se o consumidor receber um produto ao qual não gostou ou não serviu adequadamente, ele pode solicitar a troca do produto ou devolução do dinheiro. 

Atualmente, o processo de troca ainda é bastante burocrático, sendo necessário que o consumidor receba um código para a troca e realize o envio do produto para a loja através dos Correios. Mas algumas lojas têm inovado nessa questão ao oferecer serviços mais completos, onde a parceria com a transportadora permite coletar o produto que será trocado na casa do consumidor, para garantir mais conforto e praticidade. 

Varejistas apostam em informação para auxiliar consumidores ao comprar roupas

Embora seja um desafio acertar o número da roupa sem poder provar antes, muitos consumidores não compram roupas pela internet pela falta de informação sobre o assunto. É por isso que muitos varejistas têm apostado na informação para instruir e auxiliar os consumidores ao comprar roupas pela internet. 

Através de blogs, posts nas redes sociais e vídeos no YouTube, os varejistas e representantes de marcas dão dicas de como comprar roupas online sem errar a medida e com um olhar mais crítico, para que o consumidor se sinta satisfeito ao receber o produto em casa.  

Dentre as dicas fornecidas por essas empresas está a observação da tabela de medidas. Com medidas em centímetros, a tabela informa qual o tamanho de cada área da peça que será comprada. Dessa forma, o consumidor pode medir a si mesmo utilizando uma fita métrica para saber se a peça irá vestir adequadamente.

Além disso, os varejistas também informam que o consumidor deve se atentar às especificações do produto, como o tipo de tecido, o estilo da peça, como deve ser o cuidado de lavagem, entre outros dados.

Por fim, para que o consumidor faça compras mais assertivas sem precisar provar as roupas nas lojas físicas, os varejistas informam que outra forma de garantir a satisfação ao comprar pela internet é pensar como será utilizada cada peça no vestuário. Nesse caso, o consumidor deve procurar por peças de vestuário que combinem com peças que já têm em seu guarda-roupa ou complemente o look com outras roupas para que sua compra seja mais satisfatória.
 

Comente

Pequisar