O que é a Ethereum, a criptomoeda do momento

O que é a Ethereum, a criptomoeda do momento

Uma das sensações para quem curte criptomoedas,  a Ethereum (ETH) é a segunda criptomoeda mais popular depois do Bitcoin. Fundada por Vitalik Buterin e Gavin Wood em 2015, hoje a capitalização de mercado da Ethereum representa mais de 17% do mercado global de criptomoedas de US$ 1,2 trilhão. E suas movimentações são acompanhadas pela mídia brasileira, como o Jornal365, já que o debate sobre a regulamentação das criptos avança no Congresso Nacional. 

Crédito: Kanchanara/Unsplash

Esse é um mundo ainda complicado para quem não o acompanha diariamente. As criptos funcionam como um sistema para transações e pagamentos na internet, feitos de maneira totalmente digital. Ou seja: não se usa dinheiro físico nas transações digitais, mas criptomoedas, que não são regulamentadas pelos bancos centrais e privados ao redor do mundo.

Ao contrário do Bitcoin, a cripto mais famosa do mundo na atualidade, o Ethereum pretende ser muito mais do que apenas um meio de troca ou uma reserva de valor. Em vez disso, o Ethereum é uma rede de computação descentralizada construída na tecnologia blockchain.

A empresa se define como uma “uma plataforma global e descentralizada para dinheiro e novos tipos de aplicativos”, com milhares de aplicativos financeiros rodando no blockchain Ethereum. A criptomoeda é tão popular que até outras criptomoedas são executadas em sua rede.

Um blockchain é como uma espécie de livro público descentralizado e distribuído onde as transações são verificadas e registradas. Neste sentido, todos os participantes da rede Ethereum possuem uma cópia idêntica desse livro, permitindo que vejam todas as transações anteriores. Por ser descentralizada, todos podem operar usando este mesmo livro. O espaço é criptografado, o que garante sua segurança contra hackers. 

Outra dúvida que sempre surge nesse assunto é como comprar o Ether, o token nativo do Ethereum, que pode ser usado para comprar e vender bens e serviços como o Bitcoin. Você pode usar o Ether como moeda digital em transações financeiras, como investimento ou como reserva de valor. Ethereum é a rede blockchain onde o Ether é mantido e trocado. 

A rede Ethereum também pode ser usada para armazenar dados e executar aplicativos descentralizados. Em vez de hospedar software em um servidor de propriedade e operado pelo Google ou Amazon, onde uma única empresa controla os dados, as pessoas podem hospedar aplicativos no blockchain Ethereum. Isso dá aos usuários controle sobre seus dados e eles têm o uso aberto do aplicativo, pois não há uma autoridade central gerenciando tudo.

Um dos casos de uso mais intrigantes envolvendo o Ethereum são os contratos autoexecutáveis, ou os chamados contratos inteligentes. Como qualquer outro contrato, duas partes concordam em entregar bens ou serviços. Ao contrário dos contratos convencionais, os advogados não são necessários: as partes codificam o acordo na blockchain Ethereum. Uma vez que as condições do contrato são atendidas, ele se autoexecuta e entrega o Ether (a cripto) à parte apropriada.

A crescente popularidade do Ethereum levou a custos de transação mais altos. As taxas de transação do Ethereum, que podem flutuar e ser bastante caras, acontece porque, diferente do Bitcoin, a rede não tem os "verificadores de transação". Quem paga por esse serviço são os próprios usuários, e essa taxa acaba encarecendo algumas transações. 

Ainda assim, o investimento na cripto é recomendável por especialistas. Primeiro, porque ela tem um valor com possibilidade de expansão para o futuro. Em segundo lugar, a blockchain Ethereum pode se tornar mais atraente para o público brasileiro, assim que a regulamentação estiver mais estabelecida. E terceiro, à medida que mais pessoas utilizam aplicativos distribuídos Ethereum, a demanda por ETH pode aumentar - e quem já tiver um estoque dela sairá na frente. 

Mas vale ficar atento: antes de fazer qualquer investimento significativo em Ether ou outras criptomoedas, considere falar primeiro com um consultor financeiro sobre os riscos potenciais. Dado o alto risco e volatilidade neste mercado, certifique-se de que é dinheiro que você pode perder, mesmo que acredite no potencial do mercado de criptos. 

Comente

Pequisar