A Fênix piauiense
A Fênix piauiense
A cidade de Parnaíba, a segunda maior do Estado do Piauí, experimentou durante praticamente um século, um marasmo completo em termos de desenvolvimento socioeconômico.
A principal cidade do Estado do Piauí durante mais de um século, estagnou, já que, com uma economia eminentemente agrária e pecuária, nos séculos XVII E XIX, Parnaíba e o Estado do Piauí como um todo, tinham no extrativismo- Cera de Carnaúba e o Babaçu, e na criação de gado vacum, com a exportação do charque bovino para a Europa, as suas principais atividades econômicas, tendo o Atlântico e o Rio Parnaíba como estuários naturais de tudo o que se produzia e se comercializava no Estado.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Até mesmo a Educação, motor de desenvolvimento e progresso para qualquer nação, ficou estagnada em Parnaíba, onde os dois primeiros cursos superiores ali implantados- Administração e Economia - pela Universidade Federal do Piauí, no Campus Ministro Reis Veloso, permaneceram únicos por mais de duas décadas.
Para a felicidade da gente piauiense, o ensino superior cresceu bastante nessa última década em Parnaíba, com a ampliação dos cursos da UFPI e das faculdades particulares, que hoje em dia, situam Parnaíba como o Centro Universitário a atender uma clientela de toda a região do médio e baixo Parnaíba-Piauí- Maranhão, como também do vizinho Estado do Ceará, com aproximadamente vinte mil estudantes universitários.
É alvissareiro voltar a uma cidade e vê-la pulsante, movimentada, com empreendimentos sendo erguidas nas mais variadas atividades econômicas, tudo isso sendo impulsionado pela Educação.
É muito gratificante, constatar essa realidade.
É isso.