TSE abre ação contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói

Representação de Flávio Bolsonaro aponta suposto abuso de poder e uso da mídia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta sexta-feira (18) uma ação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para apurar possíveis irregularidades relacionadas ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2026. A representação foi apresentada pelo candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL).

Foto: Reprodução
Lula acompanha desfile da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí.

A ação atribui à dupla supostos abusos de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação social. A abertura do processo permite que as acusações sejam analisadas pela Justiça Eleitoral, mas não representa uma conclusão sobre a ocorrência das irregularidades apontadas.

O caso envolve o desfile realizado em 15 de fevereiro, que teve como enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Lula acompanhou a apresentação em um camarote na Marquês de Sapucaí.

Segundo a representação de Flávio Bolsonaro, houve uso de recursos públicos para favorecer a escola depois da definição do tema do desfile. A ação cita repasses da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Embratur à agremiação e questiona ainda outros recursos privados cuja origem, segundo a acusação, não teria sido esclarecida.

Os órgãos públicos citados na ação já afirmaram que os repasses fazem parte do apoio concedido às escolas de samba para a realização do Carnaval. A controvérsia sobre o financiamento será analisada no decorrer do processo.

A representação também questiona a transmissão do desfile em televisão aberta e pela internet. Para os autores da ação, a ampla divulgação teria proporcionado exposição eleitoral antecipada a Lula, então candidato à reeleição.

Lula e Alckmin terão cinco dias, após serem notificados, para apresentar defesa. O processo seguirá sua tramitação na Justiça Eleitoral.

O desfile

A Acadêmicos de Niterói abriu o desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro com uma apresentação dedicada à trajetória de Lula. O enredo percorreu episódios de sua vida, desde a infância em Garanhuns (PE) até a chegada à Presidência e o retorno ao cargo após a prisão.

Lula assistiu ao desfile ao lado do então prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de outros aliados políticos. A primeira-dama Janja não participou diretamente da apresentação e acompanhou o evento do camarote.

O ator Paulo Vieira interpretou Lula durante o desfile, enquanto a atriz Dira Paes representou a mãe do presidente.

Leia também