No sábado (31), Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou a abertura de novas vagas para o programa “Vivendo a Vida sem Fumo”, que oferece suporte gratuito a pessoas que desejam abandonar o vício do cigarro — tradicional ou eletrônico. O tratamento é oferecido no Hospital do Parque Piauí e está disponível para maiores de 18 anos.
De acordo com a diretora geral do hospital, Nicole Alves, o programa conta com uma abordagem multidisciplinar, capaz de auxiliar o paciente em todas as etapas do processo de abandono do vício.
“Nosso objetivo é oferecer um tratamento completo para quem deseja parar de fumar. Contamos com suporte psicológico, consultas regulares e estratégias eficazes. Sabemos que é totalmente possível abandonar o vício e melhorar a qualidade de vida”, afirma Nicole.
Para se inscrever, os interessados devem procurar diretamente o setor de serviço social do Hospital do Parque Piauí. O tratamento inclui atendimentos individuais, sessões em grupo e, quando necessário, o uso de adesivos de nicotina como suporte medicamentoso.
Riscos do cigarro tradicional e eletrônico
O cigarro convencional continua sendo uma das principais causas de doenças evitáveis no mundo. Entre os principais males estão o câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica, enfisema pulmonar e diversos tipos de câncer, além de problemas cardiovasculares como hipertensão. A fumaça do cigarro contém mais de 7 mil substâncias químicas, muitas delas comprovadamente cancerígenas.
Apesar da falsa sensação de menor dano, os cigarros eletrônicos — também conhecidos como vapes — também oferecem riscos significativos. Eles contêm nicotina e outras substâncias tóxicas que podem causar inflamações pulmonares severas, dependência química e, a longo prazo, doenças ainda não totalmente documentadas. Embora proibidos no Brasil pela Anvisa desde 2009, o uso desses dispositivos tem crescido entre jovens, especialmente em festas e ambientes sociais.
A Fundação Municipal de Saúde reforça que o combate ao tabagismo é uma prioridade e que iniciativas como o programa “Vivendo a Vida sem Fumo” estão abertas a toda a população interessada em melhorar a saúde e a qualidade de vida.