O programa Implantando Mais Sorrisos, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), vem transformando a vida de piauienses em diversas regiões do estado. A iniciativa oferece implantes dentários gratuitos, resgatando a autoestima e garantindo qualidade de vida a pacientes que, por questões financeiras, não tinham acesso a esse tipo de tratamento.
Um dos exemplos é o da professora Gilmara Alves, de 39 anos, moradora de Castelo do Piauí. Aos 16 anos, ela precisou extrair dois dentes após um procedimento que, à época, não era realizado pelo SUS. Sem condições de custear uma prótese, conviveu por mais de duas décadas com dificuldades estéticas e funcionais. Agora, beneficiada pelo programa, ela celebra a oportunidade.
“Hoje sou uma mulher que pode sorrir, estou mais feliz. Já fiz a primeira etapa e, em breve, estarei com meus dentes recuperados e com um sorriso ainda mais bonito. Algo que eu nem imaginava antes desse programa, porque quando pesquisei um implante, custava mais de R$ 3 mil — um valor impossível para mim, que tenho dois filhos atípicos e muitas despesas. Agora, vou conseguir e tudo de graça pelo SUS”, relatou.
De acordo com a Sesapi, o objetivo do programa é devolver a autoestima e reabilitar funcionalmente pacientes edêntulos (sem dentes), permitindo o pleno exercício da mastigação, fonética, deglutição e estética. Até o fim do ano, a meta é levar o projeto a todos os 12 territórios de saúde do Piauí.
A iniciativa é realizada de forma itinerante, com dois ônibus adaptados que possuem estrutura completa para os procedimentos. O atendimento ocorre em três etapas:
Durante todo o processo, os pacientes contam com suporte presencial e telefônico. Segundo a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, o foco é possibilitar saúde bucal plena para a população atendida.