Unidade de câncer do HGV passa de 2 mil atendimentos em um ano

Espaço reduziu filas e acelerou início da quimioterapia para pacientes no Piauí

A unidade especializada no tratamento de câncer do Hospital Getúlio Vargas completou um ano de funcionamento nesta segunda-feira (19) com mais de 2 mil atendimentos realizados pelo SUS no Piauí.

Foto: HGV
Unidade do HGV ampliou atendimento a pacientes com câncer no Piauí.

Desde a inauguração, em maio de 2025, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) já realizou 989 consultas e 1.289 sessões de quimioterapia, somando 2.278 atendimentos. Atualmente, 188 pacientes fazem tratamento na unidade.

Criada pelo Governo do Estado, a estrutura foi implantada para ampliar o acesso ao tratamento contra o câncer e reduzir o tempo de espera para pacientes que precisavam iniciar a quimioterapia.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a unidade atende principalmente casos de câncer de mama, colo do útero, pulmão, estômago, intestino e esôfago.

O secretário de Saúde, Dirceu Campêlo, afirmou que a Unacon ajudou a tornar o atendimento mais rápido e próximo dos pacientes piauienses.

A direção do HGV destaca que, antes da implantação da unidade, muitos pacientes precisavam aguardar longos períodos para iniciar o tratamento. Com a nova estrutura, o atendimento passou a ocorrer com mais agilidade e acompanhamento especializado.

A unidade possui centro de quimioterapia com 14 leitos, além de consultórios exclusivos para atendimento oncológico. O acesso ocorre por meio da regulação do sistema público de saúde, após confirmação do diagnóstico médico.

Leia também