XII Cultura Negra celebra orixás com inauguração do Monumento Deusas das Águas
Evento acontece no Polo Cerâmico de Teresina, neste domingo (17)
A XII edição do Cultura Negra, evento tradicional organizado por líderes das religiões de matriz africana do Piauí, acontece neste domingo (17). A programação contará com uma série de atividades culturais e religiosas, entre elas a inauguração do Monumento Deusas das Águas, com esculturas das orixás Iemanjá e Oxum, às margens do rio Poti, no Polo Cerâmico do Bairro Poti Velho, na zona norte da capital.
O novo monumento, uma homenagem às divindades das águas doce e salgada, será um importante ponto turístico e religioso para Teresina, destacando a arte local. As imagens das deusas foram confeccionadas pelo artesão piauiense Jean Pimentel, valorizando o artesanato do estado. O evento terá início às 15h, com concentração no Parque Ambiental Encontro dos Rios, seguido de um Padê de Exu e uma caminhada até o monumento, com apresentações de grupos de tambozeiros do Piauí e Maranhão.
Ao chegar no monumento, haverá a consagração das imagens de Iemanjá e Oxum. Pai Rondinele, um dos organizadores, destaca a importância do evento para a cultura religiosa e o fortalecimento das tradições afro-brasileiras. No Polo Cerâmico, além das cerimônias religiosas, o evento contará com o Terecô Coletivo, com apresentações de diferentes cultos, como Umbanda, Candomblé e Jurema, e um Festival de Tambozeiros com premiação.
O XII Cultura Negra 2024 é realizado em homenagem ao Dia Nacional da Umbanda e conta com apoio da Lei de Incentivo Estadual Siec, Prefeitura Municipal de Teresina e Governo do Piauí. O evento também contará com a participação de artistas locais, como o cantor Fernando de Iemanjá e a cantora Mell Tenório, que encerrará as festividades.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Secult