Você viu o que muitos viram?
Por Josenildo Melo
A reinauguração da catedral de Notre Dame em Paris. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=16VIzblgi1s uma solenidade à altura da sociedade parisiense. A França já foi considerada a mãe da cristandade em tempos não muito remotos. Quem já teve a graça de estar na cidade das luzes sabe o seu esplendor. Isso sim é o que se chama a fina flor da sociedade mundial. Mas tem um, porém, hoje os franceses já não são mais os mesmos. O mundo mudou e a França também. Dizem as más línguas que na França hoje existem mais sinagogas e mesquitas do que mesmo Igrejas Cristãs. Alguns afirmam até que a França deveria passar a chamar-se República Islâmica Francesa? Certo mesmo foi o poder de organização litúrgica da reinauguração de Notre!
Mas o que é mesmo a Catedral de Notre Dame de Paris? Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité (falar francês é uma beleza!), a Catedral de Notre Dame de Paris é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O nome da catedral significa Nossa Senhora e é dedicada à Virgem Maria. Em seus oito séculos de história, a Catedral de Notre Dame foi reformada em várias ocasiões, sendo a mais importante em meados do século XIX. Ao longo desses anos foram substituídos os arcobotantes, foi incluída a rosácea sul, as capelas foram reformadas e foram incluídas estátuas. Em Notre Dame foram realizados importantes acontecimentos, entre os quais vale destacar a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra. No dia 15 de abril de 2019, a catedral de Notre Dame sofreu um grave incêndio que provocou danos significativos no telhado e derrubou a agulha da torre principal. Notre Dame tem duas torres de 69 metros em sua fachada. Acessando a parte superior das torres, além de apreciar as fantásticas vistas, você poderá visitar o campanário onde viveu o conhecido Corcunda de Notre Dame e ver de perto as diversas gárgulas. O acesso às torres é feito pela entrada da lateral esquerda da catedral e os 387 empinados degraus devem ser subidos a pé, já que Notre Dame não dispõe de elevador. Para evitar suas filas intermináveis, recomendamos que você faça o download do aplicativo JeFile e reserve online uma hora de visita aproximada. Se você preferir, também pode utilizar as máquinas da catedral. Adentrar à Igreja é sensação maravilhosa!
Passado o momento nostálgico que tal aterrissar? Vocês estão vendo o que muitos não viram? O chamuscar de notícias tentando passar uma imagem irreal do que está acontecendo no Brasil? Os bastidores estão pisando em cascas de ovos. Já não sabem mais o que fazerem. Saúde é coisa muito séria. Depois dos setenta anos não tem esse que não se fragilize. A Medicina evoluiu e evolui a cada dia, mas tudo tem um, porém. Do que mesmo vocês estão falando? De nada! Vamos voltar à reinauguração da Catedral? Adentrar em Paris e não mergulhar no sentido da vida é o mesmo que ter se tornado um insano inescrupuloso? Somos pó e ao pó retornaremos. A finitude nos vitrais se torna algo concreto e a infinitude na liturgia é algo divino e inexplicável. Somente estando lá pra perceber. Paris é tudo aquilo que “os novos poderes de riqueza material e sem classe não podem adquirir? Certo mesmo é a inestimável quantia arrecadada via turismo anualmente? Pensou apenas nisso? Que tal considerar o mundo além das reais aparências!
Frase proverbial popular: Seja rico daquilo que o dinheiro não pode comprar: saúde, amor, fé, e obviamente a vida!
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Portal AZ